Publicação: Projeto e análise de um conjunto amortecedor por meio do método dos elementos finitos em aplicativos comerciais
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Data
Autores
Orientador
Silva, Fernando de Azevedo 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Mecânica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O trabalho de graduação focou no estudo de uma mola de compressão, desde a teoria de projeto, até sua aplicação em uma suspensão frontal de moto. Para isso, o conjunto final foi projetado de forma a evitar falhas estruturais ou dinâmicas de todos os componentes envolvidos durante a operação. A análise desse tipo de sistema foi feita através do uso do método dos elementos finitos em aplicativos comerciais de engenharia, os quais entregam uma boa aproximação dos valores obtidos na prática. O projeto foi definido para ser realizado completamente em ambiente virtual, focando na análise estática e de vibrações. Por se tratar de um sistema dinâmico, ele não está isento de efeitos de vibração ou de esforços cíclicos, podendo levar a ruptura dos componentes por ressonância ou fadiga. Aplicando as simulações computacionais de estrutura para análise com elementos finitos e a teoria de projeto de molas para verificação da eficiência, pode-se garantir a qualidade do sistema e evitar tais problemas.
Resumo (inglês)
The graduation work focuses on a compression spring, from the design theory to its application in a motorcycle front suspension. For this, the final assembly design avoided structural or dynamic failures of all components during operation. The analysis of this type of system through the use of the finite element method in commercial engineering applications present a good approximation of the values obtained in practice. The project was defined to be carried out completely in a virtual environment, focusing on static and vibration analysis. As it is a dynamic system, it is not exempt from effects of vibration or cyclic efforts, which can lead to component failure due to resonance or fatigue. Applying computer structure simulations with finite element analysis and spring design theory to verify spring efficiency, it is possible to guarantee the quality of the system and avoid such problems.
Descrição
Palavras-chave
Mola de compressão, Suspensão frontal, Método dos elementos finitos, Simulações computacionais de estrutura, Compression spring, Motorcycle front suspension, Finite element method, Computer structure simulations, Automóveis - Molas e suspensão, Método dos elementos finitos - Programas de computador, Simulação por computador
Idioma
Português