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Publicação:
Projeto e análise de um conjunto amortecedor por meio do método dos elementos finitos em aplicativos comerciais

dc.contributor.advisorSilva, Fernando de Azevedo [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Felipe Abrahão
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-11-24T13:48:39Z
dc.date.available2022-11-24T13:48:39Z
dc.date.issued2022-10-21
dc.description.abstractO trabalho de graduação focou no estudo de uma mola de compressão, desde a teoria de projeto, até sua aplicação em uma suspensão frontal de moto. Para isso, o conjunto final foi projetado de forma a evitar falhas estruturais ou dinâmicas de todos os componentes envolvidos durante a operação. A análise desse tipo de sistema foi feita através do uso do método dos elementos finitos em aplicativos comerciais de engenharia, os quais entregam uma boa aproximação dos valores obtidos na prática. O projeto foi definido para ser realizado completamente em ambiente virtual, focando na análise estática e de vibrações. Por se tratar de um sistema dinâmico, ele não está isento de efeitos de vibração ou de esforços cíclicos, podendo levar a ruptura dos componentes por ressonância ou fadiga. Aplicando as simulações computacionais de estrutura para análise com elementos finitos e a teoria de projeto de molas para verificação da eficiência, pode-se garantir a qualidade do sistema e evitar tais problemas.pt
dc.description.abstractThe graduation work focuses on a compression spring, from the design theory to its application in a motorcycle front suspension. For this, the final assembly design avoided structural or dynamic failures of all components during operation. The analysis of this type of system through the use of the finite element method in commercial engineering applications present a good approximation of the values obtained in practice. The project was defined to be carried out completely in a virtual environment, focusing on static and vibration analysis. As it is a dynamic system, it is not exempt from effects of vibration or cyclic efforts, which can lead to component failure due to resonance or fatigue. Applying computer structure simulations with finite element analysis and spring design theory to verify spring efficiency, it is possible to guarantee the quality of the system and avoid such problems.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237497
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMola de compressãopt
dc.subjectSuspensão frontalpt
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt
dc.subjectSimulações computacionais de estruturapt
dc.subjectCompression springen
dc.subjectMotorcycle front suspensionen
dc.subjectFinite element methoden
dc.subjectComputer structure simulationsen
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt
dc.subjectMétodo dos elementos finitos - Programas de computadorpt
dc.subjectSimulação por computadorpt
dc.titleProjeto e análise de um conjunto amortecedor por meio do método dos elementos finitos em aplicativos comerciaispt
dc.title.alternativeDesign and analysis of a damper joint using the finite element method in commercial applicationsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateEngenharia Mecânica - FEGpt

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