Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuições da fonoaudiologia para formação continuada do professor do aluno surdo

dc.contributor.authorTenor, Ana Claudia [UNESP]
dc.contributor.authorDeliberato, Débora [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:31Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:31Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi sistematizar ações para a capacitação do professor do aluno surdo por meio da mediação do fonoaudiólogo. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras de alunos surdos incluídos de um município do interior de São Paulo. Na primeira etapa foram entrevistados os pais e professores desses alunos, aplicado o Protocolo adaptado de Paula (2007) para avaliação de habilidades comunicativas e realizada observações em sala de aula. Os dados do protocolo e das observações foram incorporados as transcrições das entrevistas, constituindo um texto único e originando unidades temáticas de análise, conforme Bardin (2004). Durante a segunda etapa, ocorreram encontros de discussão com os professores, filmagens, observações e mediações em sala de aula. Os encontros foram gravados, o material foi transcrito e organizado em cadernos de conteúdo. Os dados provenientes desses cadernos, os registros das observações e filmagens foram triangulados, segundo Triviños (1992), gerando temas e subtemas de análise. Na terceira etapa, foi avaliada a contribuição do fonoaudiólogo por meio de entrevistas com as famílias e professores. Os dados foram classificados em categorias e subcategorias de análise, conforme Bardin (2004). Os alunos surdos não apresentavam uma língua constituída e os pais tinham como expectativa o desenvolvimento da língua oral. Os professores relataram que os recursos e estratégias utilizados durante as mediações auxiliaram o aluno surdo. Os pais mantinham a expectativa de que a criança surda viesse a oralizar. É necessário implementar um programa de educação bilíngue a alunos com surdez, envolver suas famílias e formar os professores.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.format.extent8980-8992
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8980-8992
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8980-8992.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5154063375333536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141565
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectSurdezpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleContribuições da fonoaudiologia para formação continuada do professor do aluno surdopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5154063375333536
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-8980-8992.pdf
Tamanho:
546.53 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format