Logotipo do repositório
 

Publicação:
Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças

dc.contributor.advisorSalomon, Valerio Antonio Pamplona [UNESP]
dc.contributor.advisorCavenaghi, Vagner [UNESP]
dc.contributor.authorAceituno, Thiago Karam
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-07-22T16:24:17Z
dc.date.available2019-07-22T16:24:17Z
dc.date.issued2018-10-30
dc.description.abstractSer competitivo no setor industrial pressupõe, dentre outros fatores, tomar as decisões corretas. Para tal, o melhor uso das informações disponíveis é fundamental. Este estudo tem por objetivo propor a criação de um modelo de auxílio para tomada de decisão, por meio de um estudo de caso, entre produzir internamente ou terceirizar a produção de determinados itens. O trabalho de pesquisa foi baseado no método pesquisa-ação e após revisão da literatura identificou-se fatores econômico-financeiros, operacionais e estratégicos como críticos para a tomada de decisão, sobre produzir ou comprar, e consequente sucesso da organização. Este estudo demonstra como utilizar um modelo de tomada de decisão, onde decide se a produção permanece dentro da organização ou se é terceirizada após minucioso processo de seleção de parceiros em uma empresa multinacional de grande porte, com 30 plantas, presente em 14 países, mais de 15 mil funcionários, do segmento de autopeças, em unidade situada no interior do estado de São Paulo. O estudo se limita a elaborar um modelo de tomada de decisão baseado em uma ferramenta MCDM (Mutiple Criteria Decision Making) sem validá-lo em larga escala. Após pesquisa e breve avaliação sobre alguns dos modelos MCDM mais populares disponíveis, adotou-se o AHP (Analytic Hierarchy Process) por sua interface mais simples e quantitativamente, com maior número de publicações e citações quando relacionados ao tema automotivo, o que demonstra que foi mais estudado. O modelo criado pondera, através de níveis de prioridade, que produzir um item internamente na empresa ou compra-lo de um terceiro é uma decisão de caráter técnico e estratégico que influencia diretamente os resultados da organização e que contribuem para definir seu nível de competitividade e os desdobramentos dos fatores operacionais, econômico-financeiros e estratégicos, e direcionar para melhor decisãopt
dc.description.abstractBeing competitive in the industrial sector presupposes, among other factors, making the right decisions. To this end, the best use of available information is critical. The purpose of this study is to propose the creation of a decision making model to support the process, through a case study, between producing internally or outsourcing the production of certain items. The research work was based on the research-action method and after reviewing the literature, it has been identified economic-financial, operational and strategic factors as critical for decision-making, producing or buying, and consequent success of the organization. This study demonstrates how to use a decision-making model, driving the decision to wether the production remains within the organization or if it is outsourced after a thorough selection process of partners, in a large multinational company with 30 plants present in 14 countries, of 15 thousand employees, in the auto parts segment, in a unit located in the interior of the state of São Paulo. The study is limited to elaborating a decision-making model based on a MCDM (Mutiple Criteria Decision Making) tool without validating it on a large scale. After research and a brief evaluation of some of the most popular MCDM models available, the AHP (Analytic Hierarchy Process) was adopted for its simpler and quantitative interface, with a greater number of publications and citations when related to the automotive theme, which more studied. The created model ponders, through priority levels, that producing an item internally in the company or buying it from a third party is a technical and strategic decision that directly influences the organization's results and contributes to defining its level of competitiveness and the unfolding of the operational, economic-financial and strategic factors, and direct for a better decisionen
dc.identifier.aleph000918629
dc.identifier.capes33004080052P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182590
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectProcesso decisóriopt
dc.subjectSistemas de suporte de decisãopt
dc.subjectPlanejamento empresarialpt
dc.subjectTerceirizaçãopt
dc.subjectMake or buyen
dc.subjectDecision Makingen
dc.subjectOutsourcingen
dc.subjectDecison making modelen
dc.titleElaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeçaspt
dc.title.alternativeElaboration of decision-making model "Make or Buy" for companies in the industrial segment of auto partsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEGpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaNâo constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
aceituno_tk_me_guara.pdf
Tamanho:
2.32 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: