Publicação: Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Salomon, Valerio Antonio Pamplona 

Cavenaghi, Vagner 

Coorientador
Pós-graduação
Engenharia de Produção - FEG
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Ser competitivo no setor industrial pressupõe, dentre outros fatores, tomar as decisões corretas. Para tal, o melhor uso das informações disponíveis é fundamental. Este estudo tem por objetivo propor a criação de um modelo de auxílio para tomada de decisão, por meio de um estudo de caso, entre produzir internamente ou terceirizar a produção de determinados itens. O trabalho de pesquisa foi baseado no método pesquisa-ação e após revisão da literatura identificou-se fatores econômico-financeiros, operacionais e estratégicos como críticos para a tomada de decisão, sobre produzir ou comprar, e consequente sucesso da organização. Este estudo demonstra como utilizar um modelo de tomada de decisão, onde decide se a produção permanece dentro da organização ou se é terceirizada após minucioso processo de seleção de parceiros em uma empresa multinacional de grande porte, com 30 plantas, presente em 14 países, mais de 15 mil funcionários, do segmento de autopeças, em unidade situada no interior do estado de São Paulo. O estudo se limita a elaborar um modelo de tomada de decisão baseado em uma ferramenta MCDM (Mutiple Criteria Decision Making) sem validá-lo em larga escala. Após pesquisa e breve avaliação sobre alguns dos modelos MCDM mais populares disponíveis, adotou-se o AHP (Analytic Hierarchy Process) por sua interface mais simples e quantitativamente, com maior número de publicações e citações quando relacionados ao tema automotivo, o que demonstra que foi mais estudado. O modelo criado pondera, através de níveis de prioridade, que produzir um item internamente na empresa ou compra-lo de um terceiro é uma decisão de caráter técnico e estratégico que influencia diretamente os resultados da organização e que contribuem para definir seu nível de competitividade e os desdobramentos dos fatores operacionais, econômico-financeiros e estratégicos, e direcionar para melhor decisão
Resumo (inglês)
Being competitive in the industrial sector presupposes, among other factors, making the right decisions. To this end, the best use of available information is critical. The purpose of this study is to propose the creation of a decision making model to support the process, through a case study, between producing internally or outsourcing the production of certain items. The research work was based on the research-action method and after reviewing the literature, it has been identified economic-financial, operational and strategic factors as critical for decision-making, producing or buying, and consequent success of the organization. This study demonstrates how to use a decision-making model, driving the decision to wether the production remains within the organization or if it is outsourced after a thorough selection process of partners, in a large multinational company with 30 plants present in 14 countries, of 15 thousand employees, in the auto parts segment, in a unit located in the interior of the state of São Paulo. The study is limited to elaborating a decision-making model based on a MCDM (Mutiple Criteria Decision Making) tool without validating it on a large scale. After research and a brief evaluation of some of the most popular MCDM models available, the AHP (Analytic Hierarchy Process) was adopted for its simpler and quantitative interface, with a greater number of publications and citations when related to the automotive theme, which more studied. The created model ponders, through priority levels, that producing an item internally in the company or buying it from a third party is a technical and strategic decision that directly influences the organization's results and contributes to defining its level of competitiveness and the unfolding of the operational, economic-financial and strategic factors, and direct for a better decision
Descrição
Palavras-chave
Processo decisório, Sistemas de suporte de decisão, Planejamento empresarial, Terceirização, Make or buy, Decision Making, Outsourcing, Decison making model
Idioma
Português