Autonomia/mutualidade na assistência de enfermagem
Loading...
External sources
External sources
Date
Authors
Advisor
Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
Type
Article
Access right
Acesso aberto

External sources
External sources
Abstract
Abstract (portuguese)
Utilizando um estudo de caso como ilustração, a autora discute as possibilidades da participação ativa dos pacientes na assistência à saúde, visando estimulá-los ao autocuidado. A partir de considerações sobre as formas tradicionais e autoritárias da assistência à saúde nos quais os profissionais determinam os procedimentos e os pacientes aceitam passivamente o que lhes é determinado, o estudo discute as questões da dependência e independência da enfermeira e do cliente no processo saúde-doença, propondo uma inter-relação que mantenha a autonomia de um e de outro. No sentido de que ambos participem ativamente do processo de enfermagem. Tal postura entre a autonomia e a mutualidade é descrita como uma relação dialética entre duas pessoas que se percebem nas suas especificidades e potencialidades, tendo como objetivo comum desenvolver uma assistência de enfermagem que contempla os valores éticos e humanísticos.
Abstract (spanish)
Teniendo como referenciales principales las consideraciones sobre las formas tradicionales y autoritarias en la asistencia a la salud, la autora discute las cuestiones de la dependencia e independencia de la enfermera y del enfermo en el proceso salud-enfermedad. Dentro de esto concepto se propone una relación de interdependencia en la cual se mantengan la autonomía de uno y de otro de forma que los dos tengan participación activa en el proceso de enfermería.
Abstract (english)
Taking into consideration the traditional official health assistance forms, the present paper discusses questions related to dependence and independence of nurse and patient in the health/illness process. Under that perspective it proposes a relationship that preserves the autonomy of one and the other, so that both can participate in the process of nursing and self-care.
Description
Keywords
cuidados de enfermagem, relacionamento enfermeira-paciente, autocuidado, relaciones enfermera-paciente, cuidado de enfermería, interdependencia entre enfermera y paciente, nursing autonomy and mutuality, patient-nurse relationship, self-care
Language
Portuguese
Citation
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 4, n. 1, p. 111-117, 1996.





