Publicação: De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental
dc.contributor.author | Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pereira, Rony Farto [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:53Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:53Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: Trata-se de uma pesquisa iniciada em 2002, envolvendo professores e alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental, da Escola Estadual “Esther Veris Cerpe” e “Índia Vanuíre”, da cidade de Tupã (SP), com a participação de docentes e estagiários (alunos de graduação) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, voltado para a investigação da recepção e produção de textos. O foco principal da pesquisa volta-se para a recepção de “narrativas longas” de boa qualidade literária, abordadas num diálogo com textos de outra natureza (verbal ou não), mas de mesma esfera temática, e para a produção de textos motivada por essas “leituras geradoras”, segundo propostas de produção com elas afinadas. Interessam à investigação tanto a descrição, análise e interpretação do processo de recepção e produção, em si, quanto as questões metodológicas por ele implicadas,concernentes ao ensino de língua e literatura no contexto da escola pública brasileira. Objetivos: Preparar teoricamente os professores e estagiários envolvidos no projeto. Levar os professores das escolas participantes da pesquisa ao desenvolvimento de “miniprojetos temáticos” de leitura e produção de textos. Propiciar aos estudantes de primeira a oitava série o envolvimento nesses projetos. Métodos: Na primeira fase da pesquisa, realizam-se seminários de formação, destinados à discussão de textos relevantes para a compreensão do processo. Em seguida, os professores elaborarão “miniprojetos temáticos”, que serão realizados no segundo semestre de 2002. Finalmente, os alunos apresentarão o resultado de sua leitura e produção, para seleção e publicação de volume com material de destaque. Resultados: Espera-se, com a realização da pesquisa, contribuir para o preparo dos professores da escola pública, que trabalham no ensino fundamental, seja com respeito à recepção, seja com relação à produção de textos, permitindo que passem a trabalhar com textos de boa qualidade e, através da leitura e da produção, colaborem para uma sensível compreensão da importância dessas atividades, na formação integral do cidadão. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Literatura, Assis, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Literatura, Assis, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ07.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148396 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Literatura - FCLAS | pt |