Logotipo do repositório
 

Publicação:
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental

dc.contributor.authorCeccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Rony Farto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:53Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:53Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: Trata-se de uma pesquisa iniciada em 2002, envolvendo professores e alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental, da Escola Estadual “Esther Veris Cerpe” e “Índia Vanuíre”, da cidade de Tupã (SP), com a participação de docentes e estagiários (alunos de graduação) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, voltado para a investigação da recepção e produção de textos. O foco principal da pesquisa volta-se para a recepção de “narrativas longas” de boa qualidade literária, abordadas num diálogo com textos de outra natureza (verbal ou não), mas de mesma esfera temática, e para a produção de textos motivada por essas “leituras geradoras”, segundo propostas de produção com elas afinadas. Interessam à investigação tanto a descrição, análise e interpretação do processo de recepção e produção, em si, quanto as questões metodológicas por ele implicadas,concernentes ao ensino de língua e literatura no contexto da escola pública brasileira. Objetivos: Preparar teoricamente os professores e estagiários envolvidos no projeto. Levar os professores das escolas participantes da pesquisa ao desenvolvimento de “miniprojetos temáticos” de leitura e produção de textos. Propiciar aos estudantes de primeira a oitava série o envolvimento nesses projetos. Métodos: Na primeira fase da pesquisa, realizam-se seminários de formação, destinados à discussão de textos relevantes para a compreensão do processo. Em seguida, os professores elaborarão “miniprojetos temáticos”, que serão realizados no segundo semestre de 2002. Finalmente, os alunos apresentarão o resultado de sua leitura e produção, para seleção e publicação de volume com material de destaque. Resultados: Espera-se, com a realização da pesquisa, contribuir para o preparo dos professores da escola pública, que trabalham no ensino fundamental, seja com respeito à recepção, seja com relação à produção de textos, permitindo que passem a trabalhar com textos de boa qualidade e, através da leitura e da produção, colaborem para uma sensível compreensão da importância dessas atividades, na formação integral do cidadão.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Literatura, Assis, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Literatura, Assis, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ07.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148396
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleDe mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamentalpt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentLiteratura - FCLASpt

Arquivos