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Gerenciamento de resíduos sólidos em um supermercado: estudo e sugestões de melhoria

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Orientador

Mancini, Sandro Donnini

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Ambiental - ICTS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Devido à maior geração de produtos industrializados e a tendência global de aumento do consumo, os problemas ambientais referentes aos resíduos têm aumentado e se tornando mais presentes na vida da sociedade De acordo com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), cerca de 40% dos resíduos sólidos urbanos do Brasil, um equivalente a 30 milhões de toneladas, foram dispostos de forma inadequada. Um segmento que realiza o elo entre os consumidores e os fornecedores de produtos é o varejo supermercadista, em que segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), teve um aumento na participação do PIB nacional e uma crescente taxa de abertura de novas lojas. Como o consumo aumentou, o papel dos supermercados passa de não ser somente uma ligação entre os dois, mas também o de controle dos resíduos gerados através de seu estabelecimento. Pensando nisso, o gerenciamento de resíduos de dois supermercados, um regional (SM1) e um local (SM2), foram estudados a fim de sugerir melhorias e implementação de novos processos. O SM1, mesmo sendo de uma grande rede de supermercados, demonstrou pouca participação da sociedade nas suas atividades, como falta de treinamentos de educação ambiental à funcionários e projetos à sociedade, sem parcerias com cooperativas locais e sem arrecadação de recursos através da venda dos recicláveis. O SM2, por ser de uma rede menor apresentou mais problemas, como a não separação dos resíduos orgânicos (reaproveitáveis e não reaproveitáveis), armazenamento desses resíduos em sacolas a céu aberto e também falta de participação da comunidade. Como forma de melhorar esses processos, foi sugerido que para o SM1 seja feita uma parceria com as cooperativas a fim de aumentar o volume de resíduos que irão para a reciclagem, além de ter a possibilidade de arrecadar o valor da venda desses materiais. Já para o SM2, um aluguel de contêiner poderia ser feito para armazenar os resíduos de forma que não haja riscos ambientais, além de também ser possível a venda dos reciclados, cobrindo uma parte do valor do aluguel dos contêineres.

Resumo (inglês)

Due to the higher generation of industrialized products and the global trend of increasing consumption, environmental problems related to residues have increased and become more present in the life of society. According to ABRELPE (Brazilian Association of Public Cleaning Companies and Special Waste), about 40% of Brazil's municipal solid waste, equivalent to 30 million tonnes, were improperly disposed of. A segment that does the link between consumers and suppliers of products is supermarket retail, in which according to ABRAS (Brazilian Association of Supermarkets), had an increase in the share of national GDP and an increasing rate of opening of new stores. As consumption has increased, the role of supermarkets is now not only a link between the two, but also that of controlling the waste generated through their establishment. Therefore, the waste management of two supermarkets, one regional (SM1) and one local (SM2), were studied in order to suggest improvements and implementation of new processes. SM1, even being from a large supermarket chain, demonstrated little participation of society in its activities, such as lack of environmental education training to employees and projects to society, without partnerships with local cooperatives and without raising resources through the sale of recyclables. The SM2, because it is from a smaller network presented more problems, such as the non-separation of organic waste (reusable and non-reusable), storage of this waste in open bags and also lack of community participation. As a way to improve these processes, it was suggested that for SM1 a partnership should be made with the cooperatives in order to increase the volume of waste that will go to recycling, besides having the possibility to collect the value of the sale of these materials. For SM2, a container rental could be made to store the waste so that there are no environmental risks, besides also being possible to sell the recycled, covering a part of the value of the container rental.

Descrição

Palavras-chave

Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.), Supermercados, Gestão ambiental

Idioma

Português

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