Gerenciamento de resíduos sólidos em um supermercado: estudo e sugestões de melhoria
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Mancini, Sandro Donnini 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Ambiental - ICTS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Devido à maior geração de produtos industrializados e a tendência global de aumento
do consumo, os problemas ambientais referentes aos resíduos têm aumentado e se
tornando mais presentes na vida da sociedade De acordo com a ABRELPE
(Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), cerca
de 40% dos resíduos sólidos urbanos do Brasil, um equivalente a 30 milhões de
toneladas, foram dispostos de forma inadequada. Um segmento que realiza o elo
entre os consumidores e os fornecedores de produtos é o varejo supermercadista, em
que segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), teve um aumento
na participação do PIB nacional e uma crescente taxa de abertura de novas lojas.
Como o consumo aumentou, o papel dos supermercados passa de não ser somente
uma ligação entre os dois, mas também o de controle dos resíduos gerados através
de seu estabelecimento. Pensando nisso, o gerenciamento de resíduos de dois
supermercados, um regional (SM1) e um local (SM2), foram estudados a fim de sugerir
melhorias e implementação de novos processos. O SM1, mesmo sendo de uma
grande rede de supermercados, demonstrou pouca participação da sociedade nas
suas atividades, como falta de treinamentos de educação ambiental à funcionários e
projetos à sociedade, sem parcerias com cooperativas locais e sem arrecadação de
recursos através da venda dos recicláveis. O SM2, por ser de uma rede menor
apresentou mais problemas, como a não separação dos resíduos orgânicos
(reaproveitáveis e não reaproveitáveis), armazenamento desses resíduos em sacolas
a céu aberto e também falta de participação da comunidade. Como forma de melhorar
esses processos, foi sugerido que para o SM1 seja feita uma parceria com as
cooperativas a fim de aumentar o volume de resíduos que irão para a reciclagem,
além de ter a possibilidade de arrecadar o valor da venda desses materiais. Já para o
SM2, um aluguel de contêiner poderia ser feito para armazenar os resíduos de forma
que não haja riscos ambientais, além de também ser possível a venda dos reciclados,
cobrindo uma parte do valor do aluguel dos contêineres.
Resumo (inglês)
Due to the higher generation of industrialized products and the global trend of
increasing consumption, environmental problems related to residues have increased
and become more present in the life of society. According to ABRELPE (Brazilian
Association of Public Cleaning Companies and Special Waste), about 40% of Brazil's
municipal solid waste, equivalent to 30 million tonnes, were improperly disposed of. A
segment that does the link between consumers and suppliers of products is
supermarket retail, in which according to ABRAS (Brazilian Association of
Supermarkets), had an increase in the share of national GDP and an increasing rate
of opening of new stores. As consumption has increased, the role of supermarkets is
now not only a link between the two, but also that of controlling the waste generated
through their establishment. Therefore, the waste management of two supermarkets,
one regional (SM1) and one local (SM2), were studied in order to suggest
improvements and implementation of new processes. SM1, even being from a large
supermarket chain, demonstrated little participation of society in its activities, such as
lack of environmental education training to employees and projects to society, without
partnerships with local cooperatives and without raising resources through the sale of
recyclables. The SM2, because it is from a smaller network presented more problems,
such as the non-separation of organic waste (reusable and non-reusable), storage of
this waste in open bags and also lack of community participation. As a way to improve
these processes, it was suggested that for SM1 a partnership should be made with the
cooperatives in order to increase the volume of waste that will go to recycling, besides
having the possibility to collect the value of the sale of these materials. For SM2, a
container rental could be made to store the waste so that there are no environmental
risks, besides also being possible to sell the recycled, covering a part of the value of
the container rental.
Descrição
Palavras-chave
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.), Supermercados, Gestão ambiental
Idioma
Português

