Publicação: Avaliação e análise de inovação das startups do mercado de controle e automação
Carregando...
Data
2023-04-17
Autores
Orientador
Botura Junior, Galdenoro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia de Controle e Automação - ICTS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho apresenta uma análise das inovações trazidas por startups do setor de controle e automação com base em uma pesquisa realizada com 10 startups do Parque Tecnológico de Sorocaba. O principal desafio enfrentado por essas startups é lidar com a mentalidade dos clientes, que são predominantemente indústrias, e exigem soluções robustas que exigem alto grau de aprendizado na implementação natural. Para isso, soluções geradas a partir da experiência do cliente são fundamentais para a implementação e futura aceitação das soluções inovadoras.
O estudo constatou que 45,5% das startups utilizam a internet das coisas em suas soluções, mas há uma grande oportunidade de mercado para startups que utilizem outras tecnologias, como inteligência artificial e impressão 3D, ainda pouco exploradas na região. As startups estão inovando mais ao trazer novas possibilidades de oferta e preocupadas com a experiência do consumidor, demonstrado com médias maiores nas dimensões do radar de inovação, obtendo médias de 2,8 e 2,9, respectivamente. No entanto, apresentam defasagem em plataformas e marca, com média de 1,9 e 1,8, respectivamente, o que é esperado de startups em estágio inicial.
Conclui-se que a tendência de mercado para essas startups nos próximos anos é buscar o Produto Mais Adequado ao Mercado (PMF), consolidando-se e construindo uma marca forte para atingir a escala. Recomenda-se, em pesquisas futuras, aprofundar o estudo em diferentes ecossistemas do Brasil para estabelecer semelhanças e diferenças.
Resumo (inglês)
This paper presents an analysis of the innovations brought by startups in the control and automation sector based on a survey of 10 startups from the Sorocaba Technology Park. The main challenge faced by these startups is dealing with the mindset of their customers, which are predominantly industries, and require robust solutions that demand a high degree of natural implementation learning. Thus, solutions generated from customer experience become fundamental for the implementation and future acceptance of innovative solutions.
The study found that 45.5% of startups use the Internet of Things in their solutions, but there is a great market opportunity for startups that use other technologies, such as artificial intelligence and 3D printing, which are still underexplored in the region. Startups are innovating more by bringing new possibilities for offer and being concerned with customer experience, as demonstrated by higher averages in the dimensions of the innovation radar, with averages of 2.8 and 2.9, respectively. However, they present a lag in platforms and branding, with averages of 1.9 and 1.8, respectively, which is expected for early-stage startups.
It is concluded that the market trend for these startups in the coming years is to seek the Product-Market Fit (PMF), consolidating and building a strong brand to achieve scale. It is recommended, in future research, to further study different ecosystems in Brazil to establish similarities and differences.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português