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Publicação:
A supervisão de estágio a partir das Diretrizes Curriculares de 1996: uma análise de seus rebatimentos na formação profissional em Serviço Social em uma instituição universitária paulista

dc.contributor.advisorSilva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Laura Cristina Gomes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-23T16:05:07Z
dc.date.available2017-01-23T16:05:07Z
dc.date.issued2016-08-29
dc.description.abstractA formação profissional em Serviço Social é temática essencial para a categoria que pauta por um perfil profissional comprometido com a qualidade dos serviços oferecidos à população e atenta as novas demandas apresentadas no cotidiano profissional. Tal cotidiano é experimentado em sua concretude pelos futuros assistentes sociais por meio do estágio supervisionado, o qual se configura como um importante espaço para a mediação da relação teórico-prática e da capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. O estágio supervisionado foi reafirmado a partir das Diretrizes Curriculares de 1996 como atividade integradora do currículo e tendo como um dos princípios a indissociabilidade entre o estágio e a sua supervisão. O presente trabalho tem por objetivo analisar, algumas das questões que envolvem a formação profissional do assistente social com ênfase no estágio supervisionado. Essa análise se dará a partir das Diretrizes Curriculares de 1996 e sua materialização no Projeto Político Pedagógico de 2000 do curso de graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Campus Franca. Para este estudo construiu-se um panorama histórico da constituição do processo de formação profissional dos assistentes sociais. Posteriormente procedeu-se à caracterização do curso de Serviço Social da Unesp – lócus da pesquisa, por meio da trajetória histórica do curso desde a sua implantação até o período de 2016 com as últimas turmas regidas pelo Projeto Político Pedagógico de 2000. Apropriou-se do referencial teórico materialista histórico dialético para o desvelamento do movimento da realidade da formação profissional com vistas a apresentar o processo de (re) construção da atividade do estágio supervisionado no referido curso. A metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo e a análise com abordagem qualitativa, os instrumentais oportunizaram uma aproximação da realidade concreta a partir das entrevistas semiestruturadas com os sujeitos partícipes da atividade curricular do estágio supervisionado envolvendo, portanto, supervisores de campo, supervisores acadêmicos e estagiários, bem como o coordenador do Núcleo de Estágio em Serviço Social, o coordenador do Conselho de Curso de Serviço Social e uma estudiosa da temática integrante do corpo docente da universidade.pt
dc.identifier.aleph000878673
dc.identifier.capes33004072067P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148568
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectServiço socialpt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectSupervisão de estágiopt
dc.subjectDiretrizes Curriculares 1996pt
dc.subjectPolítica Nacional de Estágiopt
dc.titleA supervisão de estágio a partir das Diretrizes Curriculares de 1996: uma análise de seus rebatimentos na formação profissional em Serviço Social em uma instituição universitária paulistapt
dc.title.alternativeThe training supervision from the 1996 Curriculum Guidelines: an analysis of its repercussions in Social Service professional training in a São Paulo universityen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.embargo12 meses após a data da defesapt
unesp.graduateProgramServiço Social - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaTrabalho e sociedadept
unesp.researchAreaServiço Social: Formação e Prática Profissionalpt

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