Publicação: O estudo sobre a utilização de gráficos táteis em Geografia por alunos cegos e de baixa visão
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Data
Autores
Orientador
Freitas, Maria Isabel Castreghini de 

Ventorini, Silvia Elena
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This study attempted to establish a study regarding the construction and reading of graphs with geographic themes for blind students and low vision by performing practices with students in elementary and high school visually impaired, blind and low vision school EMIEE "Maria Aparecida Muniz Michelin - José Benedito Carneiro - Deaf and Blind - DA / DV "(EE), located in Araras-SP. Among the methodological procedures performed, we highlight the construction of the material in the laboratory accompanied by regular visits to the study area, to check and test material produced as well as to perform adjustments and modifications in accordance with the needs that were presented by special students.The material built and the lessons applied during the project aimed not only to create adaptations of materials and teaching methods available to sighted students, but to elaborate practices that met the needs and students' perception of blind and low vision.Among the components used in the preparation and mounting of graphics highlight the low-cost materials such as scrap with pleasing textures and bold colors and contrasting that sharpen the senses of blind students and low vision as EVA, cork, glue relief etc.Also, enter in the charts and histograms setogramas sound information produced by the software MAPAVOX.At the end of work it was observed that student involvement in the process of knowledge construction in case the construction of graphs and histograms setogramas showed significant results in their teaching and learning process.
Resumo (português)
O presente trabalho buscou estabelecer um estudo com relação a construção e leitura de gráficos com temas geográficos por alunos cegos e de baixa visão por meio da realização de práticas com alunos do ensino fundamental e médio deficientes visuais, cegos e de baixa visão da escola EMIEE “Maria Aparecida Muniz Michelin - José Benedito Carneiro - Deficientes Auditivos e Deficientes Visuais - DA/DV” (EE), localizada no município de Araras-SP. Dentre os procedimentos metodológicos realizados, destacamos a construção do material em laboratório acompanhadas por visitas regulares a área de estudo, para verificação e teste do material elaborado, bem como para a realização de adaptações e modificações de acordo com as necessidades que foram apresentadas pelos alunos especiais. O material construído, bem como as aulas aplicadas durante o projeto visaram não apenas criar adaptações de material e métodos de ensino existentes para alunos normovisuais, mas elaborar práticas que atendessem as necessidades e a percepção dos alunos cegos e de baixa visão. Entre os componentes utilizados na elaboração e montagem dos gráficos destacamos os materiais de baixo custo como sucata com texturas agradáveis e cores fortes e contrastantes que aguçam os sentidos dos alunos cegos e de baixa visão como E.V.A., cortiça, cola em relevo, etc. Além disso, foram inseridos nos gráficos de histogramas e setogramas elaborados informações sonoras por meio do software MAPAVOX. Ao fim do trabalho observou-se que o envolvimento dos alunos no processo de construção do conhecimento, no caso a construção de gráficos de histogramas e setogramas apresentaram significativos resultados em seu processo de ensino aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Special education, Graphics, Tactile cartography, Educação especial, Gráficos, Cartografia tátil
Idioma
Português