Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio

dc.contributor.authorRichit, Adriana [UNESP]
dc.contributor.authorPonte, João Pedro Da
dc.contributor.authorTomkelski, Mauri Luís
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Fronteira Sul
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de Lisboa
dc.contributor.institutionUniversity of Georgia
dc.contributor.institutionSecretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
dc.date.accessioned2021-07-14T10:36:02Z
dc.date.available2021-07-14T10:36:02Z
dc.date.issued2019-05-16
dc.description.abstractThis paper presents a lesson study carried with a group of teachers of secondary-education mathematics, from state public schools of Rio Grande do Sul. It aims to identify challenges and adaptations of this formative process and its potential to promote teacher-professional development. The qualitative and interpretative analysis was based on field notes taken during the lesson study. Participants felt that the lesson study is a widely different formative process from those to which they were used. With regards to challenges, the results show that conducting this lesson study has led participants to modify their professional practice, on aspects such as class planning, collective work and negotiation of decisions and activities. Some adjustments to the dynamics of the lesson study development were necessary, especially in the planning and carrying out of the research class, by the implementing of shared teaching, which has led to a high-level of collaboration between teacher educators and teachers. The experience indicates the possibility to encourage the professional development of teachers because they are being offered a professional education and being encouraged to experiment with a different professional practice, particularly during the research lesson.en
dc.description.abstractEste artículo presenta un estudio de clase con un grupo de profesores de matemática de la educación secundaria de escuelas públicas del estado de Rio Grande do Sul. Tiene como objetivo identificar desafíos y adaptaciones de este proceso formativo y de sus potencialidades para promover el desarrollo profesional del profesor. El análisis cualitativo e interpretativo se ha basado en las notas de campo producidas en el transcurrir del estudio de clase. Los participantes sintieron que este constituye un proceso formativo muy distinto de lo que estaban habituados. Cuanto a los desafíos, los resultados evidencian que la realización del estudio de clase ha promovido en los participantes la modificación de la práctica profesional en aspectos como el planeamiento de clase, el trabajo colectivo y las negociaciones de las decisiones y actividades. Fueron necesarias algunas adaptaciones en la dinámica usual del desarrollo del estudio de clase, especialmente en las etapas de planeamiento y concretización de la clase de investigación, por la implementación de la docencia compartida, que permitió un nivel elevado de colaboración entre formadores y profesores. La experiencia indica la posibilidad de favorecer el desarrollo profesional docente por promoverles aprendizajes profesionales y estimularlos a experimentar una práctica profesional distinta durante la clase de investigación.es
dc.description.abstractApresenta um estudo de aula com um grupo de professores de matemática do ensino médio, de escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo identificar desafios e adaptações desse processo formativo e de suas potencialidades para promover o desenvolvimento profissional do professor. A análise qualitativa e interpretativa baseou-se nas notas de campo produzidas no decorrer do estudo de aula. Os participantes sentiram que este constitui um processo formativo muito diferente do que estavam habituados. Quanto aos desafios, os resultados evidenciam que a realização do estudo de aula promoveu nos participantes a modificação da prática profissional em aspectos como o planejamento de aula, o trabalho coletivo e a negociação das decisões e atividades. Foram necessárias algumas adaptações na dinâmica usual de desenvolvimento do estudo de aula, sobretudo nas etapas de planejamento e concretização da aula de investigação, pela implementação da docência compartilhada, que oportunizou um nível elevado de colaboração entre formadores e professores. A experiência aponta a possibilidade de favorecer o desenvolvimento profissional docente por lhes promover aprendizagens profissionais e os encorajar a experimentar uma prática profissional diferente durante a aula de investigação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Fronteira Sul
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp
dc.description.affiliationUniversidade de Lisboa, Instituto de Educação
dc.description.affiliationUniversity of Georgia
dc.description.affiliationSecretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp
dc.format.extent54-81
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 100, n. 254, p. 54-81, 2019.
dc.identifier.doi10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961
dc.identifier.fileS2176-66812019000100054.pdf
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.issn2176-6681
dc.identifier.scieloS2176-66812019000100054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212190
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectlesson studyen
dc.subjectteacher trainingen
dc.subjectmathematics teachingen
dc.subjectestudo de aulapt
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectensino de matemáticapt
dc.titleEstudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médiopt
dc.title.alternativeLesson study in the training of teachers of secondary-education mathematicsen
dc.title.alternativeEstudios de clase en la formación de profesores de matemática de la educación secundariaes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0003-0778-8198[1]
unesp.author.orcid0000-0001-6203-7616[2]
unesp.author.orcid0000-0001-6395-7086[3]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2176-66812019000100054.pdf
Tamanho:
3.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções