Publicação: Os discursos homogeneizantes (re)produzindo a marginalização e a criminalização da pobreza através da criação da figura de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social: análise de um estabelecimento
dc.contributor.author | Fiochi, Paula Ione da Costa Quinterno [UNESP] | |
dc.contributor.author | Tebaldi, Danilo Lima [UNESP] | |
dc.contributor.author | Uesono, Juliana [UNESP] | |
dc.contributor.author | Lima, Marina Bevilacqua Alves de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cruz, Soraia Georgina Ferreira de Paiva [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:37Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:37Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | A presente análise está pautada numa pesquisa/intervenção que estamos desenvolvendo junto a um estabelecimento de assistência à infância e adolescência em situação de risco pessoal e social, numa pequena cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, com o consentimento dos sujeitos, entrevistamos os funcionários, pais e adolescentes. As entrevistas foram abertas, porém, buscamos assegurar alguns temas específicos como: a concepção de criança e adolescente, o que é ser educador, o histórico do estabelecimento e as mudanças que gostariam que ocorressem nesse lugar. Os discursos obtidos dos diferentes segmentos mostraram-se homogeneizados, podendo-se afirmar que não houve diferença entre a fala dos funcionários, dos pais e dos adolescentes, ou seja, as idéias estavam coladas às concepções de criança e adolescente associadas a de miséria, caridade, marginalização e criminalidade. Essas concepções coladas em seus imaginários são responsáveis pelo processo de guetificação e exclusão social que reafirmam o lugar de criança e adolescente como de risco pessoal e social construindo estigmas e preconceitos. Como por exemplo, a fala que aparece nos três segmentos, quando indagados sobre porque consideram o estabelecimento importante: "eles não ficam na rua", "tira as pessoas do mau caminho", "dão alimentação", etc. Assim sendo, o estabelecimento petrifica se e perpetualiza um ritual de produção e afirmação dos lugares de pobreza e marginalização, pois os questionamentos não ganham visibilidade, as forças que aparecem são repetitivas e cristalizadas. Os funcionários falam com orgulho de já estarem atendendo a terceira geração de assistidos, ou seja, o avô, o pai e o filho passaram por esse estabelecimento, mostrando a necessidade do mesmo de manter no corpo social as forças de dominação, expropriação e mistificação. Portanto, nosso objetivo nesse estabelecimento é mostrar que o fato citado tem que ser problematizado. É necessário dizer que muitas outras práticas desse estabelecimento deverão ser rompidas e outras construídas. A ruptura/critica também se fará ao lugar dos especialistas (psicólogo, psicopedagogo, pedagogo) que de 1998 até agora tem produzido práticas psicologizantes e consequentemente demandas terapêuticas (já que o discurso oficial é que 60% das crianças e adolescentes têm problemas psicológicos e 40% têm problemas de aprendizagem). Desconstruir as práticas/discursos que constituem os sujeitos como de risco pessoal e social, será a nossa tarefa, como analistas institucionais, junto aos funcionários, pais, e adolescentes. Para tanto formaremos grupos separados de funcionários, pais e adolescentes e posteriormente promoveremos assembléias, onde problematizaremos as questões descritas acima. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Assis, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Assis, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Direitos_Humanos/Direit22.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148408 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Os discursos homogeneizantes (re)produzindo a marginalização e a criminalização da pobreza através da criação da figura de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social: análise de um estabelecimento | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Psicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLAS | pt |