Publicação: Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este estudo de revisão de literatura teve por objetivo compreender a maneira pela qual o estágio de docência nos programas de pós-graduação brasileiro tem sido estudados. Para tanto, efetuou-se uma busca nas bases de dados SCIELO e no portal de periódicos da CAPES, utilizando as palavras–chave “Estágio docente” e “Estágio Docência”. Dos artigos encontrados, selecionamos para análise os 14 que tratavam desta atividade na pós-graduação. Buscamos sintetizar e sistematizar aspectos tais como objetivo, metodologia e resultados obtidos. De maneira geral, percebemos que o estágio de docência vem sendo interpretado na literatura como um dos contributos importantes na preparação dos pós-graduandos para a atuação como docentes no Ensino Superior. Destacamos ainda as indicações de necessidade de estruturação dessa atividade de maneira a garantir o acompanhamento constante do estagiário, o fornecimento de feedback por parte do professor orientador, e que haja uma preparação pedagógica prévia à entrada em sala de aula. Ressaltamos ainda o destaque dado na literatura ao estágio docência como possibilidade de aproximação entre teoria e prática e entre graduação e pós-graduação.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8218-8229