Conto de aventura e produção textual: proposta de ensino
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Souza, Renata Junqueira de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
O objetivo deste estudo que engloba saberes da Linguística e da Educação é “Apresentar a comunidade educacional uma metodologia de ensino da leitura e da produção de conto de aventura para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, consoante ao que consta na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)”. Para isso, foi analisada a classificação final que os textos escritos por 42 crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental receberam do grupo de professoras avaliadoras que, por sua vez, apoiaram-se no nível de desenvolvimento da escrita de Brandão e Spinillo (2001). A análise demonstrou que 71,43% das crianças tiveram avanço significativo na escrita criativa de conto de aventura, após: participarem das 19 atividades da proposta sequencial; escreverem uma versão inicial; e revisá-la 06 vezes. A partir disso, infere-se que a sequência didática Escrever Conto de Aventura é uma ferramenta pedagógica que apoiou o trabalho pedagógico em sala de aula fazendo com que as crianças aprendessem a ler e a escrever conto de aventura articulando análise linguística, análise literária, comportamento do escritor divulgada por Calkins (1989) e os tipos de autor de Bakhtin (2011); Para finalizar, a aplicação da sequência em sala de aula promoveu formação continuada para professoras participantes e foi bem aceita pelas crianças após comparação do texto da versão inicial com a versão final. Espera-se que outros pesquisadores desenvolvam sequências didáticas para o ensino e a aprendizagem de outros subgêneros literários
Descrição
Palavras-chave
Conto de aventura, Avaliação de texto, Sequência didática, Ensino fundamental – anos iniciais, Formação continuada de professores
Idioma
Português
Citação
GANDIN, Rosangela V. Conto de aventura e produção textual: proposta de ensino