Conto de aventura e produção textual: proposta de ensino
dc.contributor.advisor | Souza, Renata Junqueira de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gandin, Rosangela Valachinski | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Paraná - UFPR | pt |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-02-28T18:22:45Z | |
dc.date.available | 2025-02-28T18:22:45Z | |
dc.date.issued | 2024-08-01 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo que engloba saberes da Linguística e da Educação é “Apresentar a comunidade educacional uma metodologia de ensino da leitura e da produção de conto de aventura para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, consoante ao que consta na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)”. Para isso, foi analisada a classificação final que os textos escritos por 42 crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental receberam do grupo de professoras avaliadoras que, por sua vez, apoiaram-se no nível de desenvolvimento da escrita de Brandão e Spinillo (2001). A análise demonstrou que 71,43% das crianças tiveram avanço significativo na escrita criativa de conto de aventura, após: participarem das 19 atividades da proposta sequencial; escreverem uma versão inicial; e revisá-la 06 vezes. A partir disso, infere-se que a sequência didática Escrever Conto de Aventura é uma ferramenta pedagógica que apoiou o trabalho pedagógico em sala de aula fazendo com que as crianças aprendessem a ler e a escrever conto de aventura articulando análise linguística, análise literária, comportamento do escritor divulgada por Calkins (1989) e os tipos de autor de Bakhtin (2011); Para finalizar, a aplicação da sequência em sala de aula promoveu formação continuada para professoras participantes e foi bem aceita pelas crianças após comparação do texto da versão inicial com a versão final. Espera-se que outros pesquisadores desenvolvam sequências didáticas para o ensino e a aprendizagem de outros subgêneros literários | pt |
dc.identifier.citation | GANDIN, Rosangela V. Conto de aventura e produção textual: proposta de ensino | pt |
dc.identifier.lattes | 8015286273696913 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-3836-7890 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/261569 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | pt |
dc.subject | Conto de aventura | pt |
dc.subject | Avaliação de texto | pt |
dc.subject | Sequência didática | pt |
dc.subject | Ensino fundamental – anos iniciais | pt |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt |
dc.title | Conto de aventura e produção textual: proposta de ensino | pt |
dc.title.alternative | Adventure story and textual production: teaching proposal | en |
dc.type | Relatório de pós-doc | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.embargo | 24 meses após a data da defesa | pt |
Arquivos
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: