Logo do repositório
 

Conto de aventura e produção textual: proposta de ensino

dc.contributor.advisorSouza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.contributor.authorGandin, Rosangela Valachinski
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Paraná - UFPRpt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-02-28T18:22:45Z
dc.date.available2025-02-28T18:22:45Z
dc.date.issued2024-08-01
dc.description.abstractO objetivo deste estudo que engloba saberes da Linguística e da Educação é “Apresentar a comunidade educacional uma metodologia de ensino da leitura e da produção de conto de aventura para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, consoante ao que consta na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)”. Para isso, foi analisada a classificação final que os textos escritos por 42 crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental receberam do grupo de professoras avaliadoras que, por sua vez, apoiaram-se no nível de desenvolvimento da escrita de Brandão e Spinillo (2001). A análise demonstrou que 71,43% das crianças tiveram avanço significativo na escrita criativa de conto de aventura, após: participarem das 19 atividades da proposta sequencial; escreverem uma versão inicial; e revisá-la 06 vezes. A partir disso, infere-se que a sequência didática Escrever Conto de Aventura é uma ferramenta pedagógica que apoiou o trabalho pedagógico em sala de aula fazendo com que as crianças aprendessem a ler e a escrever conto de aventura articulando análise linguística, análise literária, comportamento do escritor divulgada por Calkins (1989) e os tipos de autor de Bakhtin (2011); Para finalizar, a aplicação da sequência em sala de aula promoveu formação continuada para professoras participantes e foi bem aceita pelas crianças após comparação do texto da versão inicial com a versão final. Espera-se que outros pesquisadores desenvolvam sequências didáticas para o ensino e a aprendizagem de outros subgêneros literáriospt
dc.identifier.citationGANDIN, Rosangela V. Conto de aventura e produção textual: proposta de ensinopt
dc.identifier.lattes8015286273696913
dc.identifier.orcid0000-0002-3836-7890
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/261569
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectConto de aventurapt
dc.subjectAvaliação de textopt
dc.subjectSequência didáticapt
dc.subjectEnsino fundamental – anos iniciaispt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.titleConto de aventura e produção textual: proposta de ensinopt
dc.title.alternativeAdventure story and textual production: teaching proposalen
dc.typeRelatório de pós-docpt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gandin_rv_relarotioposdoc_prud.pdf
Tamanho:
1.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gandin_rv_ressalva_prud.pdf
Tamanho:
320.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: