Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural

dc.contributor.advisorMarins, Fernando Augusto Silva [UNESP]
dc.contributor.advisorSilva, Aneirson Francisco da [UNESP]
dc.contributor.authorMorais, Alaine Andrade de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-25T17:46:52Z
dc.date.available2018-09-25T17:46:52Z
dc.date.issued2018-09-20
dc.description.abstractO transporte escolar rural é considerado, por muitos pesquisadores, um problema complexo, em razão dos altos custos, ineficiência na prestação dos serviços, restrições de segurança, rotas múltiplas e incertezas quanto ao número diário de passageiros, entre outros problemas. Por se tratar de um sistema que exige muitos recursos, seus custos merecem destaque. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir ao planejamento da etapa técnico-financeira do transporte escolar rural do Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). As rotas típicas do ônibus escolar incluem a coleta dos alunos pela manhã, em diferentes trajetos municipais e intermunicipais, e no final da tarde o retorno pelo mesmo percurso deixando os alunos próximos às suas casas. As dificuldades são várias, como tempo muito longo de deslocamento dos alunos, lugares ociosos nos ônibus alocados ao transporte, custos elevados, entre outros. O método adotado no trabalho foi a pesquisa-ação, sendo qualitativa a forma de abordar o problema, a natureza da pesquisa caracteriza-se como sendo aplicada, e o quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva empírico-normativa. Os resultados obtidos com este estudo, mostraram-se relevantes para sua aplicação, uma vez que a sistemática proposta pelo Geipot, permitiu a identificação e simulação dos custos aplicados aos diferentes tipos de veículos, possibilitando a flexibilização na substituição do veículo contratado pelo mais vantajoso, demonstrando eficiência na obtenção dos resultados e nos gastos realizados pela administração pública. Como resultado adicional importante, verificouse que há vantagens e desvantagens no contrato vigente, cabendo ao gestor público a decisão de alterar o contratopt
dc.description.abstractRural school transport is considered by many researchers, a complex problem due to high costs, inefficiency in providing services, safety restrictions, multiple routes and uncertainties regarding the daily number of passengers, among other problems. Because it is a system that requires a lot of resources, its costs require special mention. In this context, the objective of this work is to contribute to the planning of the technical-financial stage of rural school transportation of the Federal Institute of Roraima, Campus Novo Paraiso (IFRR / CNP). Typical school bus routes include students taking in the morning, in different municipal and intermunicipal routes, and by the end of the afternoon return by the same route leaving students close to their homes. The difficulties are many, such as very long time of student displacement, idle places on buses allocated to transportation, high costs, among others. The method adopted in this work was the action research, being qualitative the way to approach the problem, the nature of the research is characterized as being applied, and the objectives, is characterized as a descriptive empirical-normative research. The results obtained with this study were relevant for its application, since the system proposed by Geipot allowed the identification and simulation of the costs applied to the different types of vehicles, allowing the flexibilization in the replacement of the vehicle contracted by the most advantageous, demonstrating efficiency in obtaining the results and in the expenditures made by the public administration. As an important additional result, it was verified that there are advantages and disadvantages in the current contract, being the public manager the decision to change the contractpt
dc.description.sponsorshipOutra
dc.identifier.aleph000908225
dc.identifier.capes33004080052P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157114
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAnálise técnica-econômicapt
dc.subjectCustospt
dc.subjectTransporte escolar rural. Instituição de Ensino Públicapt
dc.subjectPolíticas Públicaspt
dc.subjectTechnical-economic analysispt
dc.subjectCostspt
dc.subjectRural school transport. Institution of Public Educationpt
dc.subjectPublic policypt
dc.subjectAnalise econômico-financeirapt
dc.titleContribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar ruralpt
dc.title.alternativeContributions to the planning process of the technical - economic stage of rural school transportationpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2151242493491034[2]
unesp.advisor.lattes9008186664173955[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-2215-0734[2]
unesp.advisor.orcid0000-0001-6510-9187[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEGpt
unesp.knowledgeAreaGestão e otimizaçãopt
unesp.researchAreaGestão de Produçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
morais_aa_me_guara.pdf
Tamanho:
2.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: