Logotipo do repositório
 

Publicação:
Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino

dc.contributor.authorDell'Acqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
dc.contributor.authorMiyadahira, Ana Maria Kazue
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:34:58Z
dc.date.available2014-05-20T13:34:58Z
dc.date.issued2000-12-01
dc.description.abstractTrata-se de um estudo que teve como objetivo, identificar como é oferecido o ensino do processo de enfermagem nas Escolas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. A população foi composta de 247 docentes. Na metodologia de estudo foi elaborado um questionário, que foi enviado aos 899 docentes das 32 instituições públicas e privadas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. Os resultados permitiram constatar que os fatores que dificultam o ensino do processo de enfermagem foram numericamente maiores que os que facilitam. Entretanto, o ensino do processo de enfermagem, apesar das dificuldades apresentadas, tem sido oferecido pelos docentes das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.pt
dc.description.abstractThe present study intends to identify how the teaching nursing process in the Graduation Schools of the São Paulo State are presented. The population was composed of 247 docents. As part of the methodology a questionnaire was elaborated. It was sent to 899 docents of the 32 public and private nursing schools of the São Paulo State. The results demonstrated that the factors that difficult the teaching of the nursing process were bigger in number than the factors that facilitate. However, the teaching of the nursing process, despite the presented difficulties, has been offered to the teachers of public and private schools of the São Paulo State.en
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem
dc.description.affiliationUSP Escola de Enfermagem Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem
dc.format.extent383-389
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342000000400010
dc.identifier.citationRevista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 34, n. 4, p. 383-389, 2000.
dc.identifier.doi10.1590/S0080-62342000000400010
dc.identifier.fileS0080-62342000000400010.pdf
dc.identifier.issn0080-6234
dc.identifier.scieloS0080-62342000000400010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11996
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP
dc.relation.ispartofjcr0.743
dc.relation.ispartofsjr0,279
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectProcesso de enfermagempt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectNursing processen
dc.subjectHigher educationen
dc.titleProcesso de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensinopt
dc.title.alternativeNursing process: factors that difficult and factors that facilitate the teachingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentEnfermagem - FMBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0080-62342000000400010.pdf
Tamanho:
1.62 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: