Elaboração de um Guia de Identificação de Espécies Arbóreas do Instituto de Biociências (IBB) no Campus da Unesp de Botucatu
Carregando...
Data
Orientador
Fossaluza, André Santachiara 

Coorientador
Pires, Ricardo Matheus
Pós-graduação
Curso de graduação
Botucatu - IBB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo elaborar um guia de identificação de espécies arbóreas presentes no Instituto de Biociências (IBB) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu (São Paulo). A proposta surgiu da necessidade da valorização e divulgação da flora local, promovendo o reconhecimento das árvores do campus como elementos essenciais da paisagem com enorme importância ecológica e como recursos pedagógicos para a educação ambiental. O estudo foi desenvolvido em um espaço classificado como ambiente de
educação informal, abrangendo as calçadas e as áreas adjacentes do Instituto. A metodologia envolveu um levantamento fitossociológico e a identificação botânica das espécies por meio da observação morfológica, guias de campo e plataformas de ciência cidadã, complementadas por consultas com especialistas e o herbário da instituição. Os dados coletados serviram como base para a elaboração de um guia educativo com linguagem acessível e base científica, contemplando informações sobre os nomes populares e científicos, origem, usos e relações ecológicas das espécies registradas. Como principal resultado, temos o fortalecimento da percepção e do vínculo da comunidade acadêmica com a população e com os indivíduos arbóreos, estimulando a sensibilização ambiental, o aprendizado interdisciplinar e a valorização da biodiversidade local como instrumento de educação e cidadania.
Resumo (inglês)
This project aimed to develop an identification guide for tree species present at the Institute of Biosciences (IBB) of São Paulo State University (UNESP), Botucatu (São Paulo). The proposal emerged from the need to value and disseminate local flora, promoting the recognition of campus trees as essential elements of the landscape, of great ecological importance, and as educational resources for environmental education. The study was conducted in an area classified as an informal education environment, encompassing the sidewalks and adjacent areas of the Institute. The methodology involved a phytosociological survey and the botanical identification of species through morphological observation, field guides, and citizen science platforms, complemented by consultations with specialists and the institution’s herbarium. The data collected served as the basis for the creation of an educational guide with accessible language and scientific grounding, including information on common and scientific names, origin, uses and ecological relationships of the recorded species. The outcome seeks to strengthen the perception and connection of the academic community and the general public with the arboreal individuals, fostering environmental awareness, interdisciplinary learning, and the appreciation of local biodiversity as a tool for education and citizenship.
Descrição
Palavras-chave
Biodiversidade, Educação ambiental, Material educativo, Botucatu, Universidades, Biodiversity, Environmental education, Educational tool, University
Idioma
Português
Citação
GONÇALES, Amália Amphilo; CORREIA, Bruno de Medeiros; GARCIA, Gabriela de Moraes; LIBÓRIO, Gabrielli Stefani; FERRARI, Júlia Carolini Silva. Elaboração de um Guia de Identificação de Espécies Arbóreas do Instituto de Biociências (IBB) no Campus da Unesp de Botucatu. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2025

