Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma gota de suor e o universo da Educação Física: um olhar semiótico para as práticas corporais

dc.contributor.authorBetti, Mauro [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Eliane Gomes da
dc.contributor.authorGomes-da-Silva, Pierre Normando
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionInstituo Superior de Educação Orígenes Lessa
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:54Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:54Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis essay raises problems around the possible relationships of Semiotics, understood as science that investigates the life of signs, with Physical Education. It emphasizes the Semiotics or the General Logic of Signs elaborated by Charles S. Peirce (1839-1914), and presents its fundamentals, applications and implications for research in the field of Physical Education. It concludes that Semiotics allows launching new epistemic looks at the analysis and intervention in Physical Education, in order to: comprehend all its manifestations as expressive, meaningful and communicative; review the existing dichotomies in Physical Education; claim for the enhancement of looking at the subjects, their conducts and living motion situations as producers of language, and, therefore, of communication with the world.en
dc.description.abstractEn este ensayo se problematiza la posible relación de Semiótica, entendida como ciencia que estudia la vida de los signos con la Educación Física. Especialmente la semiótica o Lógica General de los signos elaborada por Charles S. Peirce (1839- 1914) presenta sus fundamentos, implicaciones y aplicaciones para la investigación en el campo de la Educación Física. Concluye que la Semiótica permite lanzar una nueva visión epistémica para el análisis y la intervención en la Educación Física, permitiendo: comprender todas sus manifestaciones como expresivas, significativas y comunicativas; revisar las dicotomías presentes en la Educación Física; reivindicar la expansión de la mirada para los sujetos, conductas y situaciones motrices como productoras del lenguaje, y por lo tanto de comunicación con el mundo.es
dc.description.abstractEste ensaio problematiza possíveis relações da Semiótica, entendida como ciência que investiga a vida dos signos, com a Educação Física. Com destaque para a Semiótica ou Lógica Geral dos Signos elaborada por Charles S. Peirce (1839-1914), apresenta seus fundamentos, implicações e aplicações para as pesquisas no campo da Educação Física. Conclui que a Semiótica permite lançar novos olhares epistêmicos para a análise e intervenção na Educação Física, permitindo: compreender todas as suas manifestações como expressivas, significativas e comunicativas; rever as dicotomias presentes na Educação Física; reivindicar a ampliação do olhar para os sujeitos, condutas e situações motrizes como produtoras de linguagem, e, portanto, de comunicação com o mundo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz E. Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationDepartamento. de Educação Física, CCS/UFPB e Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UPE/UFPB e do Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB.
dc.description.affiliationInstituo Superior de Educação Orígenes Lessa (Lençois Paulista-SP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz E. Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.format.extent91-106
dc.identifierhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/10051/6043
dc.identifier.citationKinesis, v. 31, n. 1, p. 91-106, 2013.
dc.identifier.fileISSN0102-8308-2013-31-01-91-106.pdf
dc.identifier.issn0102-8308
dc.identifier.lattes6026760351434205
dc.identifier.lattes4109387976315344
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135139
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofKinesis
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMediationen
dc.subjectSemióticaes
dc.subjectEducación Físicaes
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectMediaciónes
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectSemióticapt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.titleUma gota de suor e o universo da Educação Física: um olhar semiótico para as práticas corporaispt
dc.title.alternativeA drop of sweat and the universe of physical education: a semiotic look at bodily practicesen
dc.title.alternativeUna gota de sudor y el universo de la educación física: una mirada semiótica para las prácticas corporaleses
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6026760351434205
unesp.author.lattes4109387976315344
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação Física - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0102-8308-2013-31-01-91-106.pdf
Tamanho:
101.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format