Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aprendizagem dos alunos da quinta série do ensino fundamental em projeto de educação ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Trabalhar Educação Ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócio-ambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um, da sociedade local e global. O objetivo foi desenvolver atividades de ensino aprendizagem em educação ambiental, com participação ativa dos alunos, envolvendo-os na sua formação. A Educação Ambiental foi trabalhada a partir de problemas vivenciados pelos alunos na sua região, em uma Escola Pública, em uma sala de 5ª série do ensino fundamental, na disciplina de Ciências. Iniciou-se com embasamento teórico sobre o assunto, em seguida os alunos preencheram uma planilha para realizar o levantamento de árvores frutíferas e de aves presentes próximo às casas dos alunos. Com o retorno da planilha preenchida, a sala foi dividida em equipes que receberam o nome de aves. Na seqüência trabalharam-se analogias entre seres humanos e aves. Continuando, foram apresentadas curiosidades sobre o bico das aves, ao mesmo tempo os alunos prepararam material para a apresentação, quando mostraram relações entre as aves e o meio ambiente e analogias. As apresentações dos alunos foram momentos ricos em aprendizagem e respeito mútuos, solidários e discursos com propriedade. Os alunos aprenderam além dos conceitos envolvidos na educação ambiental e, esses resultados, sugerem que em processo em que alunos podem participar motivam o ensino e a aprendizagem, porém a prática é diferenciada em cada turma.

Descrição

Palavras-chave

Ensino aprendizagem, Formação participativa, Cidadãos conscientes

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3948-3956

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação