Publicação: Aprendizagem dos alunos da quinta série do ensino fundamental em projeto de educação ambiental
dc.contributor.author | Haga, Kuniko I. [UNESP] | |
dc.contributor.author | Archanjo, Naiara C. P. [UNESP] | |
dc.contributor.author | Feitoza, Natália V. [UNESP] | |
dc.contributor.author | Haga, Mario S. [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:37Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:37Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Trabalhar Educação Ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócio-ambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um, da sociedade local e global. O objetivo foi desenvolver atividades de ensino aprendizagem em educação ambiental, com participação ativa dos alunos, envolvendo-os na sua formação. A Educação Ambiental foi trabalhada a partir de problemas vivenciados pelos alunos na sua região, em uma Escola Pública, em uma sala de 5ª série do ensino fundamental, na disciplina de Ciências. Iniciou-se com embasamento teórico sobre o assunto, em seguida os alunos preencheram uma planilha para realizar o levantamento de árvores frutíferas e de aves presentes próximo às casas dos alunos. Com o retorno da planilha preenchida, a sala foi dividida em equipes que receberam o nome de aves. Na seqüência trabalharam-se analogias entre seres humanos e aves. Continuando, foram apresentadas curiosidades sobre o bico das aves, ao mesmo tempo os alunos prepararam material para a apresentação, quando mostraram relações entre as aves e o meio ambiente e analogias. As apresentações dos alunos foram momentos ricos em aprendizagem e respeito mútuos, solidários e discursos com propriedade. Os alunos aprenderam além dos conceitos envolvidos na educação ambiental e, esses resultados, sugerem que em processo em que alunos podem participar motivam o ensino e a aprendizagem, porém a prática é diferenciada em cada turma. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnina, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha Soteira | |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.description.sponsorship | Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) | |
dc.format.extent | 3948-3956 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3948-3956 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-3948-3956.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139762 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt |
dc.subject | Formação participativa | pt |
dc.subject | Cidadãos conscientes | pt |
dc.title | Aprendizagem dos alunos da quinta série do ensino fundamental em projeto de educação ambiental | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | pt |
unesp.department | Biologia e Zootecnia - FEIS | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2236-9708-2011-3948-3956.pdf
- Tamanho:
- 34.45 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format