Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aprendizagem dos alunos da quinta série do ensino fundamental em projeto de educação ambiental

dc.contributor.authorHaga, Kuniko I. [UNESP]
dc.contributor.authorArchanjo, Naiara C. P. [UNESP]
dc.contributor.authorFeitoza, Natália V. [UNESP]
dc.contributor.authorHaga, Mario S. [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:37Z
dc.date.available2016-06-28T17:31:37Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractTrabalhar Educação Ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócio-ambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um, da sociedade local e global. O objetivo foi desenvolver atividades de ensino aprendizagem em educação ambiental, com participação ativa dos alunos, envolvendo-os na sua formação. A Educação Ambiental foi trabalhada a partir de problemas vivenciados pelos alunos na sua região, em uma Escola Pública, em uma sala de 5ª série do ensino fundamental, na disciplina de Ciências. Iniciou-se com embasamento teórico sobre o assunto, em seguida os alunos preencheram uma planilha para realizar o levantamento de árvores frutíferas e de aves presentes próximo às casas dos alunos. Com o retorno da planilha preenchida, a sala foi dividida em equipes que receberam o nome de aves. Na seqüência trabalharam-se analogias entre seres humanos e aves. Continuando, foram apresentadas curiosidades sobre o bico das aves, ao mesmo tempo os alunos prepararam material para a apresentação, quando mostraram relações entre as aves e o meio ambiente e analogias. As apresentações dos alunos foram momentos ricos em aprendizagem e respeito mútuos, solidários e discursos com propriedade. Os alunos aprenderam além dos conceitos envolvidos na educação ambiental e, esses resultados, sugerem que em processo em que alunos podem participar motivam o ensino e a aprendizagem, porém a prática é diferenciada em cada turma.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnina, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha Soteira
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.description.sponsorshipFundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)
dc.format.extent3948-3956
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3948-3956
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-3948-3956.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139762
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino aprendizagempt
dc.subjectFormação participativapt
dc.subjectCidadãos conscientespt
dc.titleAprendizagem dos alunos da quinta série do ensino fundamental em projeto de educação ambientalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentBiologia e Zootecnia - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-3948-3956.pdf
Tamanho:
34.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format