Publicação: Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
dc.contributor.advisor | Pancher, Andréia Medinilha [UNESP] | |
dc.contributor.author | Neves, Celma Aparecida Dias | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T17:21:17Z | |
dc.date.available | 2023-01-10T17:21:17Z | |
dc.date.issued | 2022-10-26 | |
dc.description.abstract | A educação vem se mostrando cada vez mais inclusiva. Com isso, se reconhece que as particularidades dos estudantes devem ser consideradas nas atividades de ensino, buscando-se desenvolver um material didático que abranja todas as diversidades encontradas em um determinado ambiente escolar. Assim, essa pesquisa teve por objetivo fundamental desenvolver materiais didáticos com conteúdo geográfico, especialmente de Cartografia, para serem utilizados nas salas de aulas, visando atender alunos de inclusão, numa perspectiva universal, ou seja, para auxiliar na alfabetização cartográfica de todos os educandos. Para o propósito, foi realizada uma revisão e análise bibliográfica de pesquisas científicas desenvolvidas sobre a educação inclusiva. Com base nos indicativos bibliográficos, dois materiais didáticos inclusivos foram desenvolvidos, sendo: um jogo da memória (Mapemória) e um dominó (Domimapas), confeccionados com produtos de baixo custo. Após a elaboração, os materiais didáticos foram aplicados junto à turmas de 6° ano em uma escola estadual no município de Rio Claro, onde também foi estabelecido um diálogo para entender melhor como os alunos se sentiram realizando as atividades, visando realizar um diagnóstico do material e das estratégias aplicadas na sala de aula. Espera-se que a partir desse trabalho novas pesquisas possam ser direcionadas para a elaboração e/ou o aprimoramento de materiais didáticos voltados ao ensino inclusivo no ensino regular. | pt |
dc.description.abstract | Education is proving to be increasingly inclusive. With this, it is recognized that the particularities of students must be considered in teaching activities, seeking to develop didactic material that covers all the diversities found in a given school environment. Thus, this research had the fundamental objective of developing didactic materials with geographic content, especially Cartography, to be used in classrooms, aiming to serve inclusion students, in a universal perspective, that is, to help in the cartographic literacy of all students. For this purpose, a review and bibliographical analysis of scientific research carried out on inclusive education was carried out. Based on bibliographical indications, two inclusive didactic materials were developed, namely: a memory game (Mapemória) and a domino (Domimapas), made with low-cost products. After elaboration, the didactic materials were applied to 6th grade classes in a state school in the municipality of Rio Claro, where a dialogue was also established to better understand how the students felt carrying out the activities, aiming to carry out a diagnosis of the material and the strategies applied in the classroom. It is hoped that from this work new research can be directed towards the elaboration and/or improvement of didactic materials aimed at inclusive teaching in regular education. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/238660 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Cartografia inclusiva | pt |
dc.subject | Material didático | pt |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt |
dc.subject | Inclusive cartography | en |
dc.subject | Courseware | en |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.title | Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar | pt |
dc.title.alternative | Universal cartography and inclusion of students with disabilities: a study in the school context | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Geografia - IGCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- neves_cad_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 2.76 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.43 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- neves_cad_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 138.57 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: