Logotipo do repositório
 

Publicação:
A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Leite, César Donizeti

Coorientador

Silva, Peterson Rigato da

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo aborda a literatura infantil na compreensão e aceitação das emoções das crianças em um contexto pós pandemia. O problema investigado pauta-se no desempenho de um caminho sensível para auxiliar as crianças na jornada de reconhecerem e aceitarem suas próprias emoções. Para isso, há a exploração da literatura infantil e da obra “A Parte que Falta” escrita por Shel Silverstein. Para alcançar esse propósito, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente, identificando artigos por meio dos seguintes descritores: "educação infantil", "literatura", "aspectos socioemocionais" e "emocional". A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, pois permite uma exploração mais profunda e reflexiva do fenômeno estudado. A pesquisa se estrutura em quatro capítulos que abordam a educação infantil, a literatura infantil, a aplicação do livro "A Parte que Falta" e as considerações finais que sintetizam o estudo. Em síntese, esta pesquisa ressalta a magnitude da literatura infantil, como exemplificada por "A Parte que Falta", na promoção do desenvolvimento emocional das crianças, delineando um caminho onde a compreensão e a aceitação de seus sentimentos podem florescer, mesmo em um mundo pós-pandêmico repleto de desafios e complexidades.

Resumo (inglês)

This study addresses children’s literature in the understanding and acceptance of children’s emotions in a post-pandemic context. The problem investigated is based on the performance of a sensitive path to help children on the journey to recognize and accept their own emotions. For this, there is the exploration of children’s literature and the work "The Missing Part" written by Shel Silverstein. To achieve this purpose, we conducted a comprehensive literature review, identifying articles through the following descriptors: "early childhood education", "literature", "socioemotional aspects” and "emotional". The methodology adopted is qualitative research, as it allows a deeper and more reflective exploration of the phenomenon studied. The research is structured in four chapters that address early childhood education, children’s literature, the application of the book "The Missing Part" and the final considerations that synthesize the study. In summary, this research highlights the magnitude of children’s literature, as exemplified by "The Missing Part", in promoting children’s emotional development, outlining a path where understanding and acceptance of their feelings can flourish, even in a post-life world full of challenges and complexities.

Descrição

Palavras-chave

Emoções, Infância, Literatura infantil, Emotions, Childhood, Children’s literature

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação