Logotipo do repositório
 

Publicação:
A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)1

dc.contributor.authorChaloba, Rosa Fátima de Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2022-10-10T13:56:23Z
dc.date.available2022-10-10T13:56:23Z
dc.date.issued2022-08-29
dc.description.abstractBetween the 1930s and 1970s various experiences in teacher’s training for rural primary schools occured in Brazil, more evidently were the Rural Normal Schools. These experiences were anchored on the moviment towards extending education to the rural areas and within of the principles of New Education and which sought to qualify a teacher apt to work as a agente of civilization in the rural area. This paper analyses the historiography on the theme, pointing out the trends and changes in the conceptions and polices for training rural teachers in Brazil. The study puts into question the brief trajetory of the rural normal schools in Brazil, questioning the meaning of this experience as well as of its failure while stressing the progressive deslocation of the government policies focussed on rural teacher training towards programmes with emphasis on the lay teachers training.en
dc.description.abstractEntre as décadas de 1930 e 1970 ocorreram várias experiências de formação de professores para escolas primárias rurais no Brasil, destacando-se as Escolas Normais Rurais. Essas experiências estiveram ancoradas no movimento pela ruralização do ensino e nos princípios da Escola Nova e pretendiam formar um professor de novo tipo que fosse um agente de civilização do meio rural. Este texto analisa a historiografia sobre o tema assinalando as tendências e mudanças nas concepções e políticas para a formação de professores rurais no país. O estudo põe em questão a breve trajetória das escolas normais rurais no país, interrogando os sentidos dessa experiência e o seu insucesso, assinalando o deslocamento progressivo das políticas governamentais focadas nos professores rurais para programas com ênfase na formação dos professores leigos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 405240/2016-3
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.84533
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, v. 38, p. -, 2022.
dc.identifier.doi10.1590/1984-0411.84533
dc.identifier.fileS0104-40602022000101009.pdf
dc.identifier.issn0104-4060
dc.identifier.issn1984-0411
dc.identifier.scieloS0104-40602022000101009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236969
dc.language.isopor
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.relation.ispartofEducar em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectRural Normal Schoolen
dc.subjectHistory of teacher trainingen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectHistory of teaching professionen
dc.subjectEscola Normal Ruralpt
dc.subjectHistória da formação de professorespt
dc.subjectEducação ruralpt
dc.subjectHistória da profissão docentept
dc.titleA efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)1pt
dc.title.alternativeThe ephemical trajetory of rural normal schools in Brazil (1930-1970)en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-3905-7317[1]
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-40602022000101009.pdf
Tamanho:
453.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format