Publicação: Teletandem interinstitucional português x espanhol
Carregando...
Data
2013
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (espanhol)
Este trabajo es parte de una investigación todavía en curso y objetiva observar cómo alumnos brasileños de la carrera de Letras - portugués y español - organizan y ponen en práctica la enseñanza del portugués a parejas hispanohablantes, en el contexto Teletandem. Buscamos comprender cómo/si son planificados los contenidos de LP que enseñan y el impacto de las prácticas de Teletandem a la formación de esos profesores de idiomas. Esta investigación es basada en la metodología cualitativa crítica, más específicamente en la visión de Carspecken. Los datos obtenidos hasta ahora muestran que, debido a la proximidad de las lenguas, este contexto de aprendizaje virtual requiere la presencia de un mediador que les señale a los aprendices aspectos lingüísticos y culturales que deben ser considerados.
Resumo (português)
Este trabalho faz parte de pesquisa em andamento e objetiva observar como alunos brasileiros de um curso de Letras, habilitação português e espanhol, organizam e põem em prática o ensino de português para parceiros hispanofalantes, no contexto Teletandem. Buscamos compreender como/se são planejados os conteúdos de LP que ensinam e o impacto das práticas de Teletandem para a formação desses professores de línguas. Tal investigação ancora-se no arcabouço da pesquisa qualitativa crítica, fundamentada na visão de Carspecken. Os dados coletados até o momento mostram que pela proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões linguísticas e culturais que devem ser consideradas.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 19, n. 2, p. 191-202, 2013.