Publicação: A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Coorientador
Barros, Ricardo Abdalla 

Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica desenvolvida a partir da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, buscando compreender o papel dos ODS para a construção de uma Cultura Sustentável e o potencial das instituições educativas frente à implementação e propagação da Agenda 2030. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, através do banco de dados bibliográficos SciELO e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de forma a coletar e analisar o progresso dos estudos sobre a Agenda 2030 e as ODS na Educação. Foram localizados 40 artigos, dos quais apenas 3 trazem contribuições sobre os ODS nas instituições educativas. Assim, produziu-se uma pesquisa bibliográfica através da análise de conteúdo, com caráter qualitativo e exploratório que apontam para a importância da educação na construção de uma sociedade sustentável, baseada nos princípios da Agenda 2030; e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade.
Descrição
Palavras-chave
Agenda 2030, Instituições educativas, Objetivos de desenvolvimento sustentável
Idioma
Português