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Desenvolvimento de sistema eletrônico para detecção de entrada de poeira em protótipo para simular o sistema de admissão de ar de motores diesel

dc.contributor.advisorSantos, Paulo Sérgio Barbosa dos
dc.contributor.advisorMorais, Flávio José de Oliveira
dc.contributor.advisorMollo Neto, Mário
dc.contributor.authorAquino, Evelin Larissa Rombi de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-04-06T13:46:02Z
dc.date.available2021-04-06T13:46:02Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.description.abstractO óleo lubrificante de motores possui diversas funções importantes para a vida útil dos maquinários, tais como a redução do atrito e desgaste de peças, absorção do calor gerado nas superfícies das peças em contato, proteção contra corrosão, entre outras. A contaminação do óleo por elementos externos, como a poeira, que contém altos níveis de Silício causa desgastes e severas avarias ao motor (por ser altamente abrasivo), e atualmente só é diagnosticada por exame laboratorial, realizado periodicamente, e com retorno dos resultados em cerca de 10 dias. Entretanto, caso esteja ocorrendo alguma contaminação por poeira o motor vai falhar antes do setor responsável receber o relatório do laboratório, o que resulta em um alto custo de manutenção corretiva. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema eletrônico capaz de detectar a entrada de poeira no sistema de admissão de ar do motor, e para tanto foi utilizado protótipo baseado no sistema de admissão de um motor de 100 hp, equipado com sensores ópticos para detecção de partículas. Como resultados têm-se que um sistema capaz de detectar a entrada de partículas, com a necessidade aprimoramentos para que o sistema tenha uma melhor resposta e seja eficaz.pt
dc.description.abstractEngine lubricating oil has several important functions for the life of machinery, such as reducing friction and wear of parts, absorbing the heat generated on the surfaces of the parts in contact, protection against corrosion, among others. Contamination of the oil by external elements, such as dust, which contains high levels of Silicon causes wear and severe damage to the engine (as it is highly abrasive), and is currently only diagnosed by laboratory examination, performed periodically, and with return of results in about 10 days. However, if there is any contamination by dust, the engine will fail before the responsible sector receives the report from the laboratory, which results in a high cost of corrective maintenance. The objective of this work was to develop an electronic system capable of detecting the entry of dust into the engine's air intake system, and for that purpose a prototype was used based on the intake system of a 100 hp engine, equipped with optical sensors for the detection of particles. As a result, we have a system capable of detecting the entry of particles, with the need for improvements so that the system has a better response and is effective.en
dc.identifier.capes33004188001P8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204276
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectProtótipopt
dc.subjectPoeirapt
dc.subjectSistema Eletrônicopt
dc.subjectManutenção Preditivapt
dc.subjectPredictive Maintenanceen
dc.titleDesenvolvimento de sistema eletrônico para detecção de entrada de poeira em protótipo para simular o sistema de admissão de ar de motores dieselpt
dc.title.alternativeDevelopment of an electronic system for detecting dust ingress in a prototype to simulate the intake system of diesel enginesen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupãpt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramAgronegócio e Desenvolvimento - Tupãpt
unesp.knowledgeAreaAgronegócio e desenvolvimentopt
unesp.researchAreaL1 Competitividade de Sistemas Agroindustriaispt

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