Medidas dosimétricas na ortovoltagem e comparação de perfil de dose em radioterapias superficiais
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Fernandes, Marco Antonio Rodrigues 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Botucatu - IBB - Física Médica
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A radiação ionizante é definida como energia em trânsito capaz de ionizar a matéria com a qual interage. No contexto biológico, é capaz de matar células, o que torna seu uso relevante na medicina. A área da radioterapia (RT) se utiliza disso para matar células neoplásicas, que podem estar em tecidos superficiais ou profundos. As lesões superficiais podem ser tratadas com diferentes técnicas de RT, que incluem ortovoltagem, braquiterapia e feixe de elétrons. O presente trabalho visou obter perfis de dose de ortovoltagem e compará-los com os perfis de betaterapia e feixe de elétrons retirados da literatura. Os dados foram obtidos a partir de medidas realizadas no aparelho Stabilipan II da Siemens, com uma câmara de ionização tipo Farmer e um fantoma de água. As medidas foram transformadas em dose absorvida seguindo as instruções do TRS-398. Os resultados mostram que a ortovoltagem apresenta vantagens em relação à betaterapia, devido à maior segurança e facilidade no tratamento; e em relação ao feixe de elétrons, por apresentar menor custo e não-necessidade de acessórios para superficializar a dose.
Resumo (inglês)
Ionizing radiation is defined as energy capable of producing ions when interacting with matter. Because of its ability to kill cells, it can be used for tumor treatment, as in Radiotherapy (RT).
Superficial lesions can be treated using brachytherapy, ortovoltage or electron beams. This study aimed to determine the dose deposition profile of orthovoltage beams and to compare it with
other superficial treatments modalities. Measurements were performed on the Stabilipan II, a Siemens orthovoltage unit, using a Farmer-type ionization chamber and a water phantom. Dose
values were obtained by following the TRS-398 formalism. The results show some ortovoltage advantages compared to beta therapy (greater safety and practicality) and electron beams (lower cost and no need for accessories to increase surface dose).
Descrição
Palavras-chave
Radiação Dosimetria, Ortovoltagem, Radioterapia Superficial, Radioterapia de superfície, Braquiterapia
Idioma
Português
Citação
GOMES, Bianca de Oliveira. Medidas dosimétricas na ortovoltagem e comparação de perfil de dose em radioterapias superficiais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Médica) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2026.

