Publicação:
A influência do contexto multimidiático na configuração atual do telejornalismo

dc.contributor.authorMédola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]
dc.contributor.authorDourado, Mariana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:57Z
dc.date.available2016-03-02T12:56:57Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThe TV news, like other productions for television, are in the process of adaptation of its discursive structures and its production as a consequence of the structures of the digital systems. Focusing not only the formatting, but mainly on the routines, its possible to notice the emergence of a new dynamic of production and consumption of information. Interactivity is the resource that has mobilized the most effort in the adaptation of television companies, anticipating the trend towards a more strengthening receiver role in communication relationship, which should be intensified by the convergence of medias with the deployment of Brazilian digital TV. While this is not realized, producers encourage a forged approach of receivers, since the proposal is not fully enforceable, either because of limitations in the routine production or in the technological devices. Then, the enunciative strategy of interactivity seeks to renew the social bond between the TV news and its audience.en
dc.description.abstractEl noticiero, así como otras producciones de la televisión, están en el proceso de adaptación de las estructuras y de la producción discursiva por la influencia estructural de los sistemas digitales. Centrado no sólo en el texto, pero principalmente en las rutinas, es posible comprobar el surgimiento de una nueva dinámica de la producción y del consumo de la información. La interactividad es la característica que ha atraído a más esfuerzos en la adaptación de las empresas de televisión, anticipándose a la tendencia hacia un mayor fortalecimiento del papel de los receptores en la relación comunicativa, que debe ser reforzada por la convergencia de los medios de comunicación con la introducción de la televisión digital en Brasil. Aunque esto no ha ocurrido, los productores fomentan una participación de los receptores forjada, ya que la propuesta no es plenamente aplicable, sea debido a las limitaciones en la producción de rutina o en el aparato. La estrategia enunciativa de interacción búsqueda renovar el vínculo social entre la televisión y su audiencia.es
dc.description.abstractOs telejornais, assim como as demais produções televisivas, estão em fase de adequação de estruturas discursivas e de produção pela influência estrutural dos sistemas digitais. Incidindo não apenas sobre a formatação, mas, principalmente, sobre as rotinas, observa-se o surgimento de uma nova dinâmica de produção e consumo de informação. A interatividade é o recurso que mais tem mobilizado esforços na adaptação das empresas de televisão, antecipando a tendência de um maior fortalecimento do papel do receptor na relação comunicativa, que deverá ser intensificada pela convergência dos meios com a implantação da TV digital brasileira. Enquanto isso não se concretiza, os produtores incentivam a aproximação forjada dos receptores, já que constitui uma proposta não plenamente executável, seja em função das limitações no âmbito da rotina de produção, seja pela limitação do dispositivo tecnológico. A estratégia enunciativa da interatividade busca, então, renovar o vínculo social entre o telejornal e seu público.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n - Depto. de Comunicação Social, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n - Depto. de Comunicação Social, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent15-27
dc.identifierhttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/11045
dc.identifier.citationEm Questão, v. 16, n. 1, p. 15-27, 2010.
dc.identifier.fileISSN1808-5245-2010-16-01-15-27.pdf
dc.identifier.issn1808-5245
dc.identifier.lattes4868421701118971
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134485
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEm Questão
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectTV newscasten
dc.subjectCitizen journalismen
dc.subjectDigital TVen
dc.subjectInteractivityen
dc.subjectNoticieroes
dc.subjectPeriodismo ciudadanoes
dc.subjectTV digitales
dc.subjectInteractividades
dc.subjectTelejornalismopt
dc.subjectJornalismo cidadãopt
dc.subjectTV digitalpt
dc.subjectInteratividadept
dc.titleA influência do contexto multimidiático na configuração atual do telejornalismopt
dc.title.alternativeThe Influence of the multimedia context in the current configuration of the TV newscasten
dc.title.alternativeLa Influencia del contexto multimidiático en la configuración actual de la televisiónes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4868421701118971
unesp.author.orcid0000-0003-2101-3727[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1808-5245-2010-16-01-15-27.pdf
Tamanho:
237.52 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format