Publicação: Possibilidades do ensino de química e ciências por intermédio das religiões de matriz africana
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Data
Autores
Orientador
Silva, Eva Aparecida da 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Ao buscar estabelecer um diálogo entre o Ensino de Ciências, Química, e Religiões
de Matriz Africana (RMA), como forma de implementar a Lei 10639/2003, o
presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é o desfecho de uma pesquisa
bibliográfica na Plataforma Google Acadêmico com o objetivo de mapear artigos,
teses e dissertações acerca do tema em questão. Foram encontrados 33 trabalhos,
porém 4 foram selecionados e analisados, ao trazerem práticas de ensino que
envolvem o Ensino de Ciências, Química e Religiões de Matriz Africana. Esta
análise também tomou como referência os conteúdos previstos em documentos
oficiais nacionais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana, assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino
Fundamental II e Ensino Médio, na área das Ciências da Natureza. Os artigos,
teses e dissertações selecionados nos mostram a possibilidade da implementação
da Lei 10639/2003 a partir do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
na interlocução com o ensino de Ciências e Química, e com o tema específico das
religiões de matriz africana.
Resumo (português)
In seeking to establish a dialogue between the Teaching of Sciences, Chemistry,
and Religions of African Matrix (RMA), as a way of implementing Law 10639/2003,
this Course Completion Work (TCC) is the outcome of a bibliographical research on
the Google Scholar Platform in order to map articles, theses and dissertations on
the subject in question. Were found 33 works, but 4 were selected and analyzed, as
they bring teaching practices that involve the Teaching of Science, Chemistry and
Religions of African Matrix. This analysis also took as reference the contents
foreseen in national official documents such as the National Curriculum Guidelines
for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian
and African History and Culture, as well as the National Common Curricular Base
(BNCC) for Elementary School II and High School, in the area of Natural Sciences.
The selected articles, theses and dissertations show us the possibility of
implementing Law 10639/2003 based on the Teaching of Afro-Brazilian and African
History and Culture in dialogue with the teaching of Science and Chemistry, and
with the specific theme of religions of origin African.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Química, Ensino de Ciências, Religiões de Matriz Africana, Lei nº 10639/2003, Plataforma Google Acadêmico
Idioma
Português