Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

O agronegócio no material didático de ciências da natureza do ensino fundamental I e sua relação com a educação ambiental

dc.contributor.advisorBernardo, Cristiane Hengler Corrêa (UNESP)
dc.contributor.authorAlves, Gisane Salustiano Torigoe [UNESP]
dc.contributor.coadvisorMorales, Angélica Gois (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-08-04T21:39:55Z
dc.date.issued2025-06-06
dc.description.abstractEnvironmental Education has been playing an increasingly transformative role in society, seeking to raise awareness about the responsibility of individuals in promoting sustainable development. To this end, it is essential to reflect on how Environmental Education is presented and discussed in school materials in order to become effective in schools. In this context, the objective of this research is to analyze how agribusiness content is addressed in the Natural Sciences teaching material used for Elementary School I in the municipal schools of Tupã and its relationship with the environmental education content. The methodological approach is qualitative and used the Natural Sciences teaching material used by the municipality of Tupã for Elementary School I as the object of analysis. The research is characterized as documentary and bibliographical; the data were studied using Bardin's content analysis, through which the results showed deficiencies in the approach to content relevant to Environmental Education and the decontextualized perspective when addressing content relevant to agribusiness. It is hoped that this research will provide support for discussing the impacts of agribusiness on the environment, in curricular terms, in a more critical manner and that the content producers of this material, as well as other teaching materials, can also use the reflections provided by this research, in order to review the material including deficient approaches and/or correct perspectives presented without the necessary critical reflection.en
dc.description.abstractA Educação Ambiental vem assumindo um papel cada vez mais transformador na sociedade, ao buscar a conscientização sobre a responsabilidade dos indivíduos na promoção do desenvolvimento sustentável. Para tanto reflete-se para que a Educação Ambiental se torne efetiva no ambiente escolar o modo como essa é apresentada e discutida no livro escolar torna-se fundamental. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar de que modo é abordado o conteúdo de agronegócio no material didático de Ciências da Natureza utilizado para o Ensino Fundamental I nas escolas municipais de Tupã e sua relação com o conteúdo de educação ambiental. A abordagem metodológica é qualitativa e utilizou o material didático de Ciências da Natureza utilizado pelo município de Tupã para o ensino Fundamental I como objeto de análise. A pesquisa se caracteriza como documental e bibliográfica, os dados foram estudados pela análise de conteúdo de Bardin, por meio da qual os resultados mostraram deficiência na abordagem dos conteúdos pertinentes à Educação ambiental e a perspectiva descontextualizada ao abordar conteúdos pertinentes ao agronegócio. Espera-se que esta pesquisa ofereça subsídios para se discutir os impactos do agronegócio sobre o meio ambiente, em termos curriculares, de modo mais crítico e que os produtores de conteúdo deste material assim como de outros materiais didáticos, possam também utilizar as reflexões propiciadas por esta pesquisa, no sentido de rever o material incluindo abordagens deficitárias e/ou corrigir perspectivas apresentadas sem uma reflexão crítica necessária.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipId336548310001-36
dc.identifier.capes33004188001P8
dc.identifier.citationALVES, Gisane Salustiano Torigoe. O agronegócio no material didático de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental I e sua relação com a Educação Ambiental. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciências) Universidade Júlio de Mesquita, Tupã, 2025.
dc.identifier.lattesID Lattes: 1978362121873062
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-2860-3174
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/312678
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectLivro didático; educação ambiental; agronegóciopt
dc.titleO agronegócio no material didático de ciências da natureza do ensino fundamental I e sua relação com a educação ambientalpt
dc.title.alternativeAgribusiness in the natural Sciences teaching material for elementary school I and its relationship with environmental educationen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication27a2502a-2886-4ba5-976c-3cb83fcc03e6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery27a2502a-2886-4ba5-976c-3cb83fcc03e6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupãpt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramAgronegócio e Desenvolvimento - FCEpt
unesp.knowledgeAreaAgronegócio e desenvolvimentopt
unesp.researchAreaMeio Ambiente e Desenvolvimentopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
alves_gst_me_tupa.pdf
Tamanho:
3.9 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: