Publicação: El chico de la última fila de Juan Mayorga: uma poética em abismos.
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Data
Autores
Orientador
Falheiros, Flávia Cristina de Souza Nascimento 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação apresenta um estudo aprofundado da peça teatral El chico de la última fila (2006), do dramaturgo espanhol Juan Mayorga. Primeiramente, buscamos esclarecer alguns aspectos específicos do termo “poética” nos estudos das artes dramáticas. Em seguida, traçamos os principais elementos da poética mayorguiana refletidos na obra em questão, para então conectá-la a um grupo específico de peças do autor, que denominamos “obras de imaginação para criar outros mundos”. Na sequência, analisamos detalhadamente El chico de la última fila, explorando aspectos como a intriga, a caracterização das personagens, a justaposição e simultaneidade dos espaços e tempos, além do uso de recursos metaficcionais, como a narrativa em abismo. A partir dessas observações, investigamos os temas secundários da peça, que contribuem para a complexidade e riqueza da obra.Por fim, desenvolvemos uma questão central na produção de Mayorga: o papel do leitor/espectador como co-criador. Defendemos que, na dramaturgia do autor, a obra de arte se concretiza plenamente apenas por meio da participação ativa do público, que interpreta, reconstrói e dá sentido ao que é apresentado. Dessa forma, El chico de la última fila exemplifica a maneira como Mayorga transforma o espectador em peça fundamental do processo artístico, estimulando reflexões sobre a própria natureza do teatro.
Resumo (espanhol)
Esta disertación presenta un estudio profundo de la obra teatral El chico de la última fila (2006), del dramaturgo español Juan Mayorga. En primer lugar, buscamos esclarecer algunos aspectos específicos del término “poética” en los estudios de las artes dramáticas. A continuación, trazamos los principales elementos de la poética mayorguiana reflejados en la obra en cuestión para, posteriormente, vincularla con un grupo específico de piezas del autor, que denominamos “obras de imaginación para crear otros mundos”. Seguidamente, analizamos en detalle El chico de la última fila, explorando aspectos como la intriga, la caracterización de los personajes, la yuxtaposición y simultaneidad de los espacios y tiempos, además del uso de recursos meta ficcionales, como la narrativa en abismo. A partir de estas observaciones, examinamos los temas secundarios de la obra, que contribuyen a su complejidad y riqueza. Finalmente, desarrollamos una cuestión clave en la producción de Mayorga: el papel del lector/espectador como cocreador. Sostenemos que, en la dramaturgia del autor, la obra de arte solo se materializa plenamente mediante la participación activa del público, que interpreta, reconstruye y da significado a lo que se presenta. De este modo, El chico de la última fila ejemplifica cómo Mayorga convierte al espectador en una pieza fundamental del proceso artístico, estimulando la reflexión sobre la propia naturaleza del teatro.
Descrição
Palavras-chave
Juan Mayorga, Teatro, Teatro espanhol, Dramaturgia, Poética em abismos, Myse en abyme, Teatro español
Idioma
Português
Como citar
CARVALHO, Felipe Raimundo. El chico de la última fila de Juan Mayorga: uma poética em abismos. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita FIlho" (IBILCE), São José do Rio Preto, 2025.