Publicação: O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
dc.contributor.author | Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fürkotter, Monica [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:02Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:02Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A forma como se ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode originar a disponibilidade das crianças para aprender e, dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. A metodologia escolhida tem natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de resumos disponíveis no Portal da Capes. A partir de um levantamento geral, em que consideramos todas as pesquisas que em seu título apresentavam palavras relacionadas a jogos e formação de conceitos, analisamos aquelas que utilizaram jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na análise das pesquisas foram considerados os sujeitos envolvidos, os objetivos, a abordagem metodológica, os tipos de jogos e conteúdos priorizados, o momento do jogo no espaço escolar, o papel/participação do professor e os resultados obtidos. Neste trabalho, enfocamos a questão da formação dos professores dos anos iniciais e sua influência sobre a prática com jogos nas aulas de Matemática. Constatamos que a necessidade de revisão nos cursos de formação inicial foi apontada como necessária para que o professor tenha autonomia quanto a escolha e uso eficaz dos jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.format.extent | 10954-10966 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10954-10966 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10954-10966.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141688 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Jogos | pt |
dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de Matemática | pt |
dc.title | O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-10954-10966.pdf
- Tamanho:
- 550.44 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format