Publicação: O mercado de energia fotovoltaica no Brasil: perspectivas e oportunidades para a indústria do alumínio
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Freitas, Marcela Aparecida Guerreiro Machado de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia de Produção Mecânica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A produção e distribuição de energia elétrica é questão prioritária para governos e sociedades
de todo o mundo. As principais razões que justificam a atenção dada ao tema da energia são
ambientais, de segurança energética, a geração de empregos e o desenvolvimento de
tecnologias e cadeias produtivas. Ganham destaque, nesse contexto, as fontes renováveis.
Além dos impactos ambientais, o desenvolvimento de modalidades alternativas de energia,
representa uma oportunidade de consolidação de novos mercados, que atrai a atenção das
indústrias que podem fazer parte das cadeias produtivas a serem estruturadas no país. Este
trabalho permeia essas questões e foca na energia solar fotovoltaica e os seus desdobramentos
para a indústria do alumínio. Parte das condições naturais do país para o desenvolvimento
fotovoltaico, com levantamento do potencial de irradiação solar e revisão bibliográfica acerca
da tecnologia em si. Dando sequência, busca entender o papel do alumínio na cadeia
produtiva e, por meio de pesquisa bibliográfica aplicada a questões de mercado, sob o escopo
do Marketing e da Inteligência de Mercado, visa compreender as oportunidades para o
alumínio. Como principal ferramenta, propõe-se a análise SWOT, de forma a traduzir
qualitativamente as informações levantadas em termos de orientações para o processo de
tomada de decisões estratégicas. O objetivo é classificar em que grau esse mercado em
crescimento representa uma oportunidade, de forma a entender se deve ser um segmento foco,
a ser incluído aos mercados estratégicos de atuação do alumínio. Dentre os fatores a serem
analisados estão os programas de incentivo aos investimentos, a atuação dos concorrentes e
produtos importados, o desenvolvimento de modelos de negócios, a adesão do público
consumidor e temas relacionados.
Resumo (inglês)
The production and distribution of electric energy is a prioritary matter to governs and
societies around the world. The main reasons that justify the attention given to this subject are
environmental, related to energy security, job creation and the development of technologies
and productive chains to be structured in the country. In this context, the renewable energies
gain prominence. Besides the environmental impacts, the development of alternative energy
modalities represents an opportunity to consolidate new markets, that attracts industries that
may be part of the productive chain to be established in the country. This dissertation
permeates these issues and focus on the photovoltaic solar energy and its deployment to the
aluminium industry. It starts from the natural conditions in the country to the photovoltaic
development, collecting data on its solar irradiation levels and literature review on the
technology. Afterwards, it intends to understand the role of the aluminium in the productive
chain and, based on literature review applied to market issues under the scope of Marketing
and Market Intelligence, it aims to comprehend the opportunities to the aluminium. As the
main tool it is proposed the SWOT analysis, in order to qualitatively translate the information
collected in terms of orientations to the process of strategic decisions making. The objective is
to classify the degree at which this growing market represents an opportunity concerning if it
should become a focus segment, to be included in the aluminium strategic markets. Among
the factors to be evaluated are the incentive programs for investments, the performance of
competitors and imported products, the development of business models, consumer
participation and related issues
Descrição
Palavras-chave
Energia solar fotovoltaica, Inteligência de mercado, Alumínio, Análise SWOT, Photovoltaic solar energy, Market intelligence, Aluminium, SWOT Analysis, Energia solar, Alumínio - indústria, Energia – Fontes alternativas
Idioma
Português