Publicação: Data science aplicado para obtenção de indicadores de desempenho em ambiente escolar remoto
dc.contributor.advisor | Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] | |
dc.contributor.author | Philot, Gabriel Martin | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T13:33:04Z | |
dc.date.available | 2022-06-27T13:33:04Z | |
dc.date.issued | 2021-03-10 | |
dc.description.abstract | Existe um interesse crescente em utilizar Data Science (ciência de dados) em ambientes escolares obtendo inteligência a partir do seu grande volume de dados gerados. Em ambientes de educação a distância é essencial aos professores definirem quais alunos estão com baixo desempenho escolar. Neste trabalho, utilizando a metodologia de Data Science foram avaliados dados de atividades desempenhadas por alunos de uma escola integrante da plataforma de aprendizado contínuo da empresa Eduqo. Por regressão multilinear dos dados associada ao algoritmo de machine learning “Train and Split‖ foi obtido uma equação de modelo (R²=0,69) e dois indicadores para previsão do desempenho dos alunos: média de nota de tarefa e média de nota de listas. A clusterização dos dados (K-means) a partir dos indicadores permitiu obter 4 grupos de desempenho dos alunos, dessa forma os professores conseguem verificar rapidamente quais alunos requerem acompanhamento para um melhor desempenho do aprendizado escolar em ambiente remoto | pt |
dc.description.abstract | There has been growing interest in using Data Science in school environments obtaining intelligence from their large data volume generated. In e-learning environment it is essential for professors define which students have poor school performance. In this work, was used Data Science methodology to evaluate data from activities carried out by students from a school which is a member of a continuous learning platform of Eduqo‘s company. By multilinear regression of the data associated with a machine learning algorithm, Train and Split, were obtained a model equation (R²=0,69) and two indicators for prevision of student‘s performance: average grade of task and average grade of lists. Data clustering (K-means) by indicators allowed obtain 4 groups of student performance, thus the professors can promptly verify which students require monitoring for better learning performance in a remote school environment | en |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/235329 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Ciência de dados | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | EaD | pt |
dc.subject | Machine Learning | en |
dc.subject | Regressão multilinear | pt |
dc.subject | Data science | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | E-Learning | en |
dc.subject | Multilinear regression | en |
dc.subject | Inteligência artificial | pt |
dc.subject | Educação - Processamento de Dados | pt |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt |
dc.title | Data science aplicado para obtenção de indicadores de desempenho em ambiente escolar remoto | pt |
dc.title.alternative | Data science applied to obtain performance indicators in a remote school environment | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá | pt |
unesp.undergraduate | Física - FEG | pt |
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