Logotipo do repositório
 

Publicação:
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores

dc.contributor.authorFernandes, Maria José da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:40Z
dc.date.available2014-05-20T15:13:40Z
dc.date.issued2010-12-01
dc.description.abstractAs reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no ofício docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.pt
dc.description.abstractThe reforms, organized and supported by international agencies, reduced the role of the State, introduced economic concepts to school management and delegated the responsibility towards educational actions to the characters responsible for the success or failure of such changes. In this context, new ways of controlling teaching practices started to be used by the school system such as external assessments, imposition of formatted projects by superior bodies and payment of bonus to the education workers. This article results from an empirical research carried out between 2006 and 2008 and is aimed at presenting the analysis of the school and the teaching practices from the point of view of 30 teachers from three different regions of the state of São Paulo. The results show the strong impact of management elements on the teachers' daily practices contributing for their feeling of unease and blame due to the failure of reformed projects.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.format.extent75-101
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 75-101, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982010000300005
dc.identifier.fileS0102-46982010000300005.pdf
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.lattes2394025583164116
dc.identifier.scieloS0102-46982010000300005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28886
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectReformas Educacionaispt
dc.subjectTrabalho Docentept
dc.subjectAdministração Gerencialistapt
dc.subjectEducational Reformsen
dc.subjectTeaching Practicesen
dc.subjectManagementen
dc.titleAs recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professorespt
dc.title.alternativeRecent educational reforms in the state of são paulo from the teacher's point of viewen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2394025583164116
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-46982010000300005.pdf
Tamanho:
139.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: