Publicação: Inclusão escolar para alunos cegos: acessibilidade ao conceito de Substância em um livro didático de Química em formato Daisy
dc.contributor.advisor | Camargo, Eder Pires de [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Bego, Amadeu Moura [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Larissa Vendramini da | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T18:52:05Z | |
dc.date.available | 2019-07-24T18:52:05Z | |
dc.date.issued | 2019-05-27 | |
dc.description.abstract | O foco desta dissertação é a interação de um aluno cego com livro didático em formato Daisy fornecido a alunos com deficiência visual da rede pública de ensino. A partir disso, buscamos analisar as potencialidades da audiodescrição de um livro didático de Química na abordagem dos conceitos de substância simples e composta. O estudo foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. O contexto da investigação se deu na sala de recursos de uma escola estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos de coleta de dados foram: notas de campo da primeira visita até a escola, questionário aplicado à professora que atua na sala de recursos, roteiro preparado para a leitura do livro didático analisado e entrevista com um aluno cego matriculado do Ensino Médio da escola supracitada. Os dados foram analisados de maneira descritiva e usando aportes teóricos da análise semiótica. As análises buscavam entender o acesso do conceito abordado pelo livro, assim como a relação modelo-conceito usada na abordagem do recorte escolhido para a presente pesquisa. Para isso, usamos as estruturas da linguagem propostas por Camargo (2012) e a relação signo-objeto proposta por Santaella (2007). As análises nos mostraram que o material analisado veicula os conceitos selecionados nesta pesquisa de forma satisfatória, usando uma estrutura empírica e semântico-sensorial adequada para o conceito abordado. Entretanto, as dificuldades encontradas pelo estudante na leitura do material aconteceu por falta de repertório simbólico, que é fornecido pelo professor. Portanto, defendemos em nosso trabalho que o professor desempenha papel fundamental na apropriação cultural erudita pelos estudantes. Assim, por meio dessa apropriação, os alunos terão autonomia para a leitura dos livros didáticos a eles fornecidos. | pt |
dc.description.abstract | The focus of this research is the interaction of a blind student and Daisy format of the didactic material provided to students of the public-school system with visual impairment. Hence, we seek to analyze the audiodescription potentialities of a textbook of Chemistry in the approach of the concepts of simple and compound substance. The study was developed based on the qualitative research of the case study type. The context of the investigation was in the resource room of a state school in a city in the countryside of the state of São Paulo. The instruments for data collection were the field notes of the first visit to the school, a questionnaire applied to the teacher who works in the resource room, a script for the reading of the analyzed textbook and the interview with blind student enrolled in the same High School cited. The data were analyzed in a descriptive way using theoretical contributions of the semiotic analysis. The analyzes searched to understand the access of the concept covered by the textbook, as well as the concept-model relationship used in the approach of the chosen clipping for the present research. For this, we use the language structures proposed by Camargo (2012) and the sign-object relationship proposed by Santaella (2007). The analyzes showed that the analyzed material conveys the concepts selected in this research in a satisfactory way, using an appropriate empirical and semantic-sensorial structure for the concept covered. However, the difficulties faced by the student in reading the material happened due to the lack of a symbolic repertoire, which is provided by the teacher. Therefore, we defend in our work that the teacher plays a fundamental role in the appropriation of erudite culture by the students. Thus, through this appropriation, students will have autonomy to read the textbooks provided to them | en |
dc.identifier.aleph | 000918683 | |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/182829 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | MECDaisy | pt |
dc.subject | Ensino de Química | pt |
dc.subject | Deficiência visual | pt |
dc.subject | Inclusão escolar | pt |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.subject | Visual impairment | en |
dc.subject | School inclusion | en |
dc.title | Inclusão escolar para alunos cegos: acessibilidade ao conceito de Substância em um livro didático de Química em formato Daisy | pt |
dc.title.alternative | School inclusion for blind students: accessibility to the concept of Substance in a Daisy format Chemistry book | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 4125433683306019[2] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0001-9182-1987[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação para a Ciência - FC | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt |
unesp.researchArea | Ensino de Ciências e Inclusão Escolar | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- silva_lv_me_bauru.pdf
- Tamanho:
- 2.25 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3.03 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: