Logotipo do repositório
 

Publicação:
A educação no “Dicionário das mulheres do Brasil”: análise da formação profissional feminina em quatro áreas predominantemente masculinas

dc.contributor.advisorMialhe, Jorge Luís [UNESP]
dc.contributor.authorGurgel, Lavínia Ferreira do Amaral
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-10-27T11:16:21Z
dc.date.available2022-10-27T11:16:21Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEssa pesquisa busca investigar as mulheres que se destacaram em áreas profissionais na História do Brasil, enfocando naquelas que se sobressaíram profissionalmente em áreas predominantemente masculinas. Para que essa pesquisa fosse realizada, optou-se pela leitura na íntegra da obra Dicionário das Mulheres do Brasil, de autoria de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, publicado no ano de 2000. A escolha desse livro para a primeira parte da pesquisa deu-se devido esta publicação descrever 806 verbetes biográficos, dados pessoais, fatos e processos sociais relativos às mulheres com destaque profissional, reunindo informações desde o século XVI até o ano em que foi publicado, revelando mulheres pioneiras em muitas áreas, e abordando questões sobre o percurso histórico que a mulher brasileira passou ao longo dos séculos na sociedade patriarcal. A argumentação dos autores é que se deve cultivar a memória das mulheres, pois não se pode banalizar ou esquecer o esforço que elas tiveram, e ao ficarem inconformadas com suas condições de vida e trabalho, lutaram contra situações adversas que lhes eram oferecidas, optando por áreas laborativas que antes não eram permitidas ao público feminino. A segunda parte da pesquisa bibliográfica focou sobre quatro mulheres que se destacaram em áreas majoritariamente masculinas, analisando os casos das seguintes mulheres: Ester de Figueiredo Ferraz, Lily Lages, Niéde Guidon, Victória Rossetti, assim como suas biografias e contribuições nas seguintes áreas de atuação: direito, medicina, arqueologia e agronomia, respectivamente, e como elas conquistaram seus espaços na sociedade patriarcal brasileira do século XX.pt
dc.description.abstractThis research seeks to investigate women who have excelled in educational areas in Brazilian History, focusing on those who excelled professionally in predominantly male areas. For this research to be carried out, it was decided to read the full Dicionário das Mulheres, authored by Schuma Schumaher and Érico Vital Brazil, published in 2000. The reason this book was chosen for the first part of the research was because the publication describes 806 biographical entries, personal data, facts, and social processes, related to professionally prominent women, gathering information from the 16th century to the year it was published, revealing pioneer women in many areas, and addressing questions about their path through the centuries Brazilian women spent in a patriarchal society. The purpose of the authors is that the memory of women should be preserved, because it cannot be trivialized or forgotten that their efforts, when not conforming to their living and working conditions, fought against the adverse situations offered to them, choosing areas previously not allowed to the female public. The second part of the bibliographic research focused on four women who stood out in most male areas, analyzing the cases of the following women: Ester de Figueiredo Ferraz, Lily Lages, Niéde Guidon, Victoria Rossetti, as well as their biographies and contributions in their respective areas: law, medicine, archeology and agronomy, respectively, and how they conquered their spaces in a patriarchal society brazilian in twentieth-century.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237240
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistória da educação femininapt
dc.subjectHistória das mulherespt
dc.subjectFormação profissional femininapt
dc.subjectPersonalidades femininas do século XXpt
dc.subjectHistory of education femaleen
dc.subjectHistory of womenen
dc.subjectFemale vocation trainingen
dc.subjectTwentieth-century female personalitiesen
dc.titleA educação no “Dicionário das mulheres do Brasil”: análise da formação profissional feminina em quatro áreas predominantemente masculinaspt
dc.title.alternativeEducation in the "Dictionary of Women in Brazil": analysis of female professional training in four predominantly male areasen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gurgel_lfa_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.6 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gurgel_lfa_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
390.8 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: