Logotipo do repositório
 

Publicação:
Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil

dc.contributor.advisorLepre, Rita Melissa [UNESP]
dc.contributor.authorBenetti, Eduardo Silva
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-03-07T16:53:26Z
dc.date.available2023-03-07T16:53:26Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.description.abstractA moral e a ética sempre estiveram em pauta quando estamos tratando de assuntos como respeito às regras e normas de conduta no campo social, porém, quando nos deparamos com a mesma questão no campo educacional, principalmente ao nos referirmos às crianças pequenas, encontramos um cenário onde, muitas vezes, a mera obediência acaba por se tornar um sinônimo do que deve ser alcançado pelos alunos .Dessa forma, a presente pesquisa dedicou-se a estudar os impactos de uma Sequência Didática (SD) voltada para o desenvolvimento do Juízo Moral na Criança, com foco na Justiça Retributiva e na construção de valores morais. A pesquisa tem cunho qualitativo, baseada na metodologia da Pesquisa-Ação, utilizamos também a análise do tipo de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar as falas coletadas durante a aplicação das historietas morais. Os principais resultados apresentaram evolução nos temas analisados, promovendo nas crianças atitudes mais refletidas através da tomada de consciência, utilizando o diálogo para resolver conflitos, desenvolvendo de forma significativa a capacidade dialógica, ampliando a discussão sobre justiça, optando pela reciprocidade nas sanções. Por fim, os jogos cooperativos se mostraram eficientes na construção de um ambiente cooperativo e recíproco, em que a cooperação tem papel fundamental no cotidiano escolar, proporcionando a construção de valores morais e de ampliar a percepção da justiça retributiva nas crianças da educação infantil.pt
dc.description.abstractMorals and ethics have always been on the agenda when we are dealing with issues such as respect for rules and standards of conduct in the social field, but when we face the same issue in the educational field, especially when referring to young children, we find a scenario where, often, mere obedience ends up becoming a synonym for what should be achieved by students. Thus, this research was dedicated to study the impacts of a Teaching Sequence (DS) aimed at the development of Moral Judgment in Children, focusing on Retributive Justice and the construction of moral values. The research is qualitative in nature, based on the Research-Action methodology. We also used the Discourse of the Collective Subject (DSC) analysis to analyze the speeches collected during the application of the moral stories. The main results showed evolution in the analyzed themes, promoting in the children more reflected attitudes through awareness, using dialog to solve conflicts, significantly developing the dialogic capacity, expanding the discussion about justice, opting for reciprocity in sanctions. Finally, the cooperative games proved to be efficient in the construction of a cooperative and reciprocal environment, in which cooperation plays a fundamental role in everyday school life, providing the construction of moral values and broadening the perception of retributive justice in children in early childhood education.en
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/242355
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectJogos cooperativospt
dc.subjectJustiça retributivapt
dc.subjectMoralidadept
dc.subjectEarly educationen
dc.subjectCooperative gamesen
dc.subjectRetributive justiceen
dc.subjectMoralityen
dc.titleJogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantilpt
dc.title.alternativeCooperative games and the perception of retributive justice in children of Early Childhood Educationen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaFundamentos do Ensino e da Educação Básicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
benetti_es_me_bauru.pdf
Tamanho:
63.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: