Logotipo do repositório
 

Publicação:
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico

dc.contributor.authorFerreira, Gabriella Rossetti [UNESP]
dc.contributor.authorLeão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:12Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:12Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractHá uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes, está é chamada Educação à Distância (EAD). A medicação didático pedagógica desta modalidade pauta-se pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo apontar qual o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, e quais são as abordagens utilizadas, desconsiderando o caráter educacional atribuído a um artefato tecnológico qualquer. Para isso foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional. Resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático tecnológica, através das tele-aulas, chats, fóruns e todos os artefatos que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, onde há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciêncas e Letras de Araraquara
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent11696-11706
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11696-11706
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11696-11706.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141727
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.titleEAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográficopt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes6817625850441625[2]
unesp.author.orcid0000-0002-5037-4882[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-11696-11706.pdf
Tamanho:
566.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format