Logotipo do repositório
 

Publicação:
Voleibol na Educação Física Escolar: desde a história da modalidade aos estudos realizados no contexto escolar

dc.contributor.advisorPrado Junior, Milton Vieira do [UNESP]
dc.contributor.authorLuccia, Felipe Ligeiro de
dc.date.accessioned2024-01-03T17:44:38Z
dc.date.available2024-01-03T17:44:38Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.description.abstractA pesquisa visa compreender desde o histórico do esporte ao tratamento dado à modalidade de voleibol em estudos voltados para a Educação Física escolar, considerando as diretrizes curriculares nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Paulista. Partindo da premissa de que o voleibol é uma modalidade integrante dos Jogos Esportivos Coletivos (JECs), o estudo busca entender sua implementação e abordagem pedagógica, bem como sua relevância no desenvolvimento integral dos estudantes de acordo com as políticas educacionais vigentes. Além disso, o texto aborda a trajetória histórica do voleibol, desde sua origem nos Estados Unidos em 1895 até sua evolução técnica e tática global, destacando seu papel significativo no contexto brasileiro, desde sua introdução na década de 1910 até as conquistas notáveis da seleção brasileira. A importância do voleibol nas propostas curriculares, especialmente no Currículo Paulista, é enfatizada, ressaltando sua inclusão obrigatória nas escolas de acordo com a legislação educacional. O texto explora a caracterização da modalidade, seus fundamentos e sistemas táticos, além de destacar o voleibol como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física. São discutidas as mudanças nas abordagens de ensino, superando visões tecnicistas, e os desafios enfrentados por professores, como a falta de estrutura. Apesar dos obstáculos, o estudo destaca a viabilidade de aulas que promovem o desenvolvimento integral dos estudantes, envolvendo-os ativamente.pt
dc.description.abstractThe research aims to comprehend the historical background of the sport and the treatment given to the volleyball discipline in studies focused on school Physical Education, considering national curriculum guidelines such as the National Common Core Curriculum (BNCC) and the São Paulo State Curriculum. Based on the premise that volleyball is an integral part of Collective Sports Games (CSGs), the study seeks to understand its implementation and pedagogical approach, as well as its relevance in the comprehensive development of students in accordance with current educational policies. Furthermore, the text delves into the historical trajectory of volleyball, from its origin in the United States in 1895 to its global technical and tactical evolution, emphasizing its significant role in the Brazilian context from its introduction in the 1910s to the notable achievements of the Brazilian national team. The importance of volleyball in curriculum proposals, especially in the São Paulo State Curriculum, is underscored, highlighting its mandatory inclusion in schools according to educational legislation. The text explores the characterization of the sport, its fundamentals and tactical systems, while emphasizing volleyball as a pedagogical tool in Physical Education classes. Changes in teaching approaches, moving beyond technocentric views, and challenges faced by teachers, such as a lack of infrastructure, are discussed. Despite the obstacles, the study highlights the feasibility of classes that actively engage students and promote their comprehensive development.en
dc.identifier.citationLUCCIA, Felipe Ligeiro de. Voleibol na Educação Física Escolar: desde a história da modalidade aos estudos realizados no contexto escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252340
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectVoleibolpt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectEscolapt
dc.titleVoleibol na Educação Física Escolar: desde a história da modalidade aos estudos realizados no contexto escolar
dc.title.alternativeVolleyball in School Physical Education: from the history of the sport to studies carried out in the school contexten
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.examinationboard.typeBanca restrita
unesp.undergraduateBauru - FC - Educação Física

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
luccia_fl_tcc_bauru_sub.pdf
Tamanho:
205.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
luccia_fl_autorização_bauru.pdf
Tamanho:
51.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: