Publicação: Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o curso de formação continuada de professores "O Diário do Céu"
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Gatti, Sandra Regina Teodoro 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A astronomia é uma das ciências mais antigas. O acervo de conhecimento proporcionado por esse campo de estudo é imenso e constitui um patrimônio para a Ciência. Como disciplina curricular seu valor perpassa as ações interdisciplinares e desperta o interesse tanto de pessoas das ciências como do público geral. Nesse contexto, a História e Filosofia da Ciência (HFC) pode contribuir na mobilização de conceitos na interface do sujeito com a sociedade. Pesquisas da área do Ensino de Ciências apontam a relevância de aproximar aspectos de HFC ao ensino auxiliando na mobilização de conceitos e na discussão dos aspectos da natureza da Ciência. Ensinar ciências é compreendê-la, e nesse sentido, compreender seus aspectos é fundamental para a formação de professores e alunos críticos. A presente pesquisa buscou desenvolver a elaboração de uma proposta metodológica de aproximação de aspectos históricos e filosóficos de fatos históricos relacionados à Astronomia a ser implementada no contexto de um curso de formação continuada de professores da Educação Básica para o ensino de astronomia, intitulado “O Diário do Céu”. Projeto este desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC), da Faculdade de Ciências, da UNESP, Campus de Bauru, que integra uma entre outras ações internacionais de pesquisa colaborativa do GPEC em Ensino de Ciências. O projeto é desenvolvido em parceria com o Gruppo di Ricerca sulla Pedagogia del Cielo (Grupo de Pesquisa sobre Pedagogia do Céu), (no âmbito do Movimento di Cooperazione Educativa (MCE)(Movimento de Cooperação Educativa)) coordenado pela professora italiana Nicoletta Lanciano, da Universitá di Roma – La Sapienza, tendo como foco o ensino de Astronomia. Espera-se que os resultados a serem alcançados sejam favoráveis à proposta de trabalho, elucidando, mobilizando concepções teóricas e estabelecendo, dentre um grupo de professores, modos particulares de se observar e de se interpretar determinados fenômenos voltados para a Astronomia, vinculados aos contextos histórico e filosófico e seus respectivos escopos teóricos, de modo a possibilitar e potencializar o desenvolvimento de atividades de ensino.
Resumo (inglês)
Astronomy is one of the oldest sciences. The body of knowledge provided by this field of study is immense and constitutes a heritage for Science. As a curricular subject, its value permeates interdisciplinary actions and awakens the interest of both people in science and the general public. In this context, the History and Philosophy of Science (HFC) can contribute to the mobilization of concepts in the subject's interface with society. Research in the field of Science Teaching points out the relevance of bringing HFC aspects closer to teaching, helping to mobilize concepts and discuss aspects of the nature of Science. Teaching science is understanding it, and in this sense, understanding its aspects is fundamental for the formation of critical teachers and students. This research sought to develop the development of a methodological proposal for the approximation of historical and philosophical aspects of historical facts related to Astronomy to be implemented in the context of a continuing education course for Basic Education teachers for the teaching of astronomy, entitled "O Diário do Céu". This project was developed by the Research Group on Science Teaching (GPEC), of the Faculty of Sciences, UNESP, Bauru Campus, which integrates one among other international collaborative research actions of the GPEC in Science Teaching. The project is developed in partnership with the Gruppo di Ricerca sulla Pedagogia del Cielo (Research Group on Pedagogy of Heaven), (within the scope of the Movimento di Cooperazione Educativa (MCE) (Educational Cooperation Movement) coordinated by the Italian teacher Nicoletta Lanciano, from Universitá di Roma – La Sapienza, focusing on the teaching of Astronomy.The results to be achieved are expected to be favorable to the work proposal, elucidating, mobilizing theoretical concepts and establishing, among a group of teachers, particular ways of observing and to interpret certain phenomena related to Astronomy, linked to the historical and philosophical contexts and their respective theoretical scopes, in order to enable and enhance the development of teaching activities.
Descrição
Palavras-chave
História da Ciência, Filosofia da Ciência, Ensino de Astronomia, Formação de professores, O Diário do Céu, History of Science, Philosophy of Science, Teaching Astronomy, Teacher training
Idioma
Português