Publicação: As tentativas históricas de disciplinarização dos corpos rebeldes: a produção da subjetividade em grupo de crianças em situação de risco pessoal e social e adolescentes em conflito com a lei
dc.contributor.author | Cruz, Soraia Georgina Ferreira de Paiva [UNESP] | |
dc.contributor.author | Tebaldi, Danilo Lima [UNESP] | |
dc.contributor.author | Uesono, Juliana [UNESP] | |
dc.contributor.author | Lima, Marina Bevilacqua Alves de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fiochi, Paula Ione da Costa Quinterno [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:37Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:37Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa-intervenção teve como objetivo problematizar a produção da subjetividade em grupo de crianças em situação de risco pessoal e social e adolescente em conflito com a lei. Para tanto, foi necessário inicialmente dar visibilidade à constituição desses sujeitos como efeito de forças políticas e capitalísticas que deram os contornos da subjetividade dessa população ao longo da história. A partir deste referencial e utilizando-nos do trabalho em grupo como dispositivo de modos de subjetivação pudemos cartografar as produções havidas no decorrer dos encontros. Acompanhamos as linhas que foram tecidas e destecidas, os movimentos de ruptura ou de endurecimento dos modos de existencialização. Ao longo dos acontecimentos grupais ganharam visibilidade dos organizadores: sobrevivência, sexualidade, infância, adolescência, analisadores estes que nos permitiram problematizar como estes coletivos, que vivem à borda da sociedade, rompem com saberes veiculados sobre ser criança, sobreviver, sexualidade, ser adolescente, ser infrator e, constróem e inventam modos de experimentar o mundo que coloca em questão conhecimentos teóricos que se pretendiam universais. Surge em cena crianças e jovens que lutam para sobreviver. Essas práticas dão visibilidade a processos de subjetivação que ora são atravessados por linha dura e ora por linhas flexíveis e de fuga, através das quais emergem táticas para se manter em território à borda da sociedade. Suas práticas sexuais são disruptivas e subversivas pois mostram como esses personagens desconstróem as idéias sobre sexualidade infantil e juvenil. Quanto ao analisador ser criança e ser adolescente, mostra que o tempo desses personagens se conecta independente daquele definido pelas teorias psicológicas e psicanalíticas. Máquinas de guerra onde as instituições de tutela não conseguem capturá-los e normatizá-los nas definidas fases de desenvolvimento humano. Singularizam-se de forma a virtualizar a vida num tempo não linear, sem sentido único, pois fabricam para si um tempo ilimitado da ordem das intensidades. O poder de tomar a vida com objetivo, questão relacionada a subjetividade, tornar a vida mais alegre e prazerosa, foi um acontecimento produzido pelo grupo, eles inventaram os analisadores, inventaram cenas e dramatizações, inventaram novas formas de lidar com a vida, onde a cada encontro era um ato de festa, de celebração da vida. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Assis, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Assis, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Direitos_Humanos/Direit20.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148407 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | As tentativas históricas de disciplinarização dos corpos rebeldes: a produção da subjetividade em grupo de crianças em situação de risco pessoal e social e adolescentes em conflito com a lei | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Psicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLAS | pt |