Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SP

dc.contributor.authorGuimarães, Simone Sendin Moreira
dc.contributor.authorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Goiás (UFG)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:36Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:36Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEarly this century, several crises are intertwined and the environmental crisis is the most global of them all. In this context, emerged as an environmental education learn to overcome the crisis. This article aims to discuss the ideas of biology teachers in the city of Piracicaba-SP on Environmental Education and from there to reflect on the theme of inclusion in the initial training of teachers. The methodology used a structured questionnaire-based instrument VOSTS (Views on Science-Technology-Society), produced by Aikenhead and Ryan (1992) and the data were analyzed qualitatively. The results indicate that the biology teachers surveyed still have a naive conception of environmental education and training courses need to commit to structural and curricular changes that make the effective insertion of the subject in teacher training in the region studied.en
dc.description.abstractNesse início de século XXI, várias crises se entrelaçam e a crise ambiental é a mais planetária de todas elas. Nesse contexto a Educação Ambiental surge como um saber para superar a crise. O presente artigo teve como objetivo discutir as ideias dos professores de Biologia do município de Piracicaba/SP sobre Educação Ambiental e a partir disso refletir sobre a inserção da temática na formação inicial desses professores. A metodologia utilizou um questionário estruturado baseado no instrumento VOSTS (Views on Science-Technology-Society), produzido por Aikenhead y Ryan (1992) e os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que os professores de biologia entrevistados ainda tem uma concepção ingênua sobre a Educação Ambiental e que os cursos de formação inicial precisam se comprometer com mudanças estruturais e curriculares que façam a inserção efetiva da temática na formação dos professores da região estudada.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent315-329
dc.identifierhttp://www.seer.furg.br/remea/article/view/3517
dc.identifier.citationRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 25, p. 315-329, 2010.
dc.identifier.fileISSN1517-1256-2010-25-315-329.pdf
dc.identifier.issn1517-1256
dc.identifier.lattes792309624270467
dc.identifier.orcid0000-0003-1939-3580
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124737
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEnvironmental crisisen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectCrise ambientalpt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleEducação ambiental e formação de professores de biologia no município de piracicaba/speducação ambiental e formação de professores de biologia no município de Piracicaba/SPpt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes792309624270467[2]
unesp.author.orcid0000-0003-1939-3580[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1517-1256-2010-25-315-329.pdf
Tamanho:
91.78 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format