Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura

dc.contributor.advisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.authorViveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:40Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:40Z
dc.date.issued2010-10-08
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem nas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Ciências e quais as possíveis influências dessa formação nas intenções manifestas sobre a futura prática pedagógica dessses educadores. Desenvolvemos um estudo de caso, trabalhando em uma abordagem qualitativa, e a análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevista com docentes e discentes do curso. Os dados indicam indicam que há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área especifica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório. Além disso, os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos, focando na formação de um especialista e não de um educador. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificaas, muitos licenciados incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação inicial trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e re-elaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidadept
dc.description.abstractThe research aimed to identify and analyze how does the approach of teaching and learning strategies in the disciplines of an initial formation course for science teachers and what the possible influences of this formation in manifest intentions on the future pedagogical practice of these educators. We developed a case stuy, working on a qualitative approach, and analysis focused in documents, questionnaires and interviews with teachers and studentes of the course. The data indicate reduced diversity of strategies in the disciplines of the specific area, with prevalence of expository classes and laboratory. In addition, teachers seem to believe that to teach it's needed only a good preparation in term of specific content, focusing on the formation of a specialist and not an educator. Despite the pedagogical discipline explore diverse practices, many students incorporate the academic view prevaliling in the course of formation, repeating the pattern of them teachers. We pointed out the need that the initial formation works both aspects, the domain of the specific contents and the best ways to mediate them, forming an intellectual able to discuss and redraw his educative actions in a perspecive of transformation or the realityen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent191 f. : il.
dc.identifier.aleph000633947
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationVIVEIRO, Alessandra Aparecida. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura. 2010. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.fileviveiro_aa_dr_bauru.pdf
dc.identifier.lattes2431034310174335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102012
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsino - Ciênciaspt
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpt
dc.subjectEnsino - Estratégiapt
dc.subjectScience educationen
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectTeaching and learning strategiesen
dc.titleEstratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciaturapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2431034310174335
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
viveiro_aa_dr_bauru.pdf
Tamanho:
864.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format