Publicação: A aprendizagem da escrita no ensino fundamental II com o auxílio de suportes digitais
dc.contributor.advisor | Miller, Stela [UNESP] | |
dc.contributor.author | Köhle, Érika Christina [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-17T19:21:24Z | |
dc.date.available | 2017-01-17T19:21:24Z | |
dc.date.issued | 2016-12-09 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília relata resultados de pesquisa realizada com o objetivo geral de compreender como o uso de determinadas estratégias de ensino possibilitaria inserir, no mundo da escrita, crianças do sexto ano do ensino fundamental II ainda não produtoras de textos, auxiliando-as, por esse meio, em seu processo de aprendizagem de atos de escrita. Uma das estratégias foi propor a elaboração de atos de escrita por meio de gêneros discursivos, que cumprissem a função social para o qual foram criados; outra estratégia foi deixar que esses gêneros discursivos fossem escolhidos pelas crianças de acordo com suas necessidades comunicativas no momento das suas produções e a última estratégia foi usar suportes digitais nessas produções, pois eles ofereceriam recursos para escrita. Além disso, esta pesquisa teve como objetivos específicos (1) avaliar o trabalho com gêneros do discurso escolhidos pelas crianças durante os atos de escrita, (2) comprovar as contribuições dos suportes digitais para o ensino dos atos de escrita e (3) analisar as contribuições do professor para a formação do sujeito autônomo na aprendizagem dos atos de escrita. Por meio do estudo de bibliografias referentes ao tema apropriação da linguagem buscou-se identificar os instrumentos que contribuíssem para a organização de práticas que auxiliassem oito crianças do sexto ano do ensino fundamental II de uma escola pública da cidade de Marília, em seu processo de apropriação e de objetivação dos atos de escrita. A pesquisa concretizou-se por meio da metodologia da pesquisa-ação, pois ela permitiu à pesquisadora, durante as produções textuais, agir e intervir na prática e tentar modificá-la. Esta pesquisa teve como suporte teórico alguns princípios da Teoria Histórico-Cultural sobre desenvolvimento e aprendizagem e os pressupostos do Círculo de Bakhtin em relação ao ensino da linguagem por meio dos gêneros do discurso. Com a proposta de produção de atos de escrita em situações reais de troca verbal, as crianças superaram suas dificuldades de produção escrita, selecionando os gêneros discursivos, os interlocutores e os suportes que lhes interessavam, pois ao protagonizarem esse processo as crianças se apropriaram verdadeiramente desses instrumentos culturais. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.identifier.aleph | 000878416 | |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148028 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Aprendizagem da escrita | pt |
dc.subject | Suportes digitais | pt |
dc.subject | Gêneros do discurso | pt |
dc.subject | Interação verbal | pt |
dc.title | A aprendizagem da escrita no ensino fundamental II com o auxílio de suportes digitais | pt |
dc.title.alternative | The learning of writing in fundamental education II with aid of digital supports | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Educação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação | pt |
unesp.researchArea | Teoria e Práticas Pedagógicas | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- kohle_ec_me_mar.pdf
- Tamanho:
- 2.87 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.98 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: