Publicação:
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica

dc.contributor.authorVaz, Ednilson Luiz Silva
dc.contributor.authorAssis, Alice [UNESP]
dc.contributor.authorCodaro, Eduardo Norberto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:59Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:59Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractIn this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual.en
dc.description.abstractNeste trabalho, propomos a utilização de uma atividade experimental de química, em que ocorre um processo de corrosão, com o objetivo de propiciar ao aluno a articulação entre os conceitos trabalhados e os fenômenos de corrosão que acontecem no seu cotidiano. Sugerimos que o desenvolvimento do experimento seja fundamentado na teoria de Vygotsky, de modo que os alunos trabalhem em grupos, o que pode viabilizar a interação social entre os estudantes e a discussão dos resultados entre os grupos sob a orientação do professor. Essa proposta pode propiciar a aprendizagem dos conceitos envolvidos, bem como a formação do aluno como indivíduo crítico e reflexivo.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
dc.format.extent61-64
dc.identifierhttp://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/
dc.identifier.citationQuímica Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011.
dc.identifier.fileISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf
dc.identifier.issn0104-8899
dc.identifier.lattes7539097260489375
dc.identifier.lattes7685860330861283
dc.identifier.orcid0000-0002-1648-2281
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134693
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofQuímica Nova na Escola
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectChemistry educationen
dc.subjectCorrosionen
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectEnsino de químicapt
dc.subjectCorrosãopt
dc.subjectInteração socialpt
dc.titleAnálise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógicapt
dc.title.alternativeExperimental analysis of corrosion resistance and corrosion rate: a pedagogical proposalen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7539097260489375
unesp.author.lattes7685860330861283[2]
unesp.author.orcid0000-0002-1648-2281[3]
unesp.author.orcid0000-0003-0933-1001[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.departmentFísica e Química - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf
Tamanho:
655.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format