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Particle Physics in the teaching practice of the participants of the School of Physics CERN

dc.contributor.authorSilva, Leandro Londero da [UNESP]
dc.contributor.authorTeófilo, Marcio Aurélio de Melo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-04-27T11:56:07Z
dc.date.available2015-04-27T11:56:07Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA atualização dos currículos escolares e, em especial, a inserção de assuntos de física moderna e contemporânea já foram defendidos com justificativas satisfatórias, tanto por professores em atividade escolar como por pesquisadores da área de ensino de física. Entre os assuntos que deveriam ser discutidos encontramos a Física das Partículas Elementares. O ensino deste tópico é justificado pelo fato dele permitir a discussão: a) de uma nova visão de mundo; b) de uma visão mais adequada da ciência; c) da reinterpretação da Física Clássica; d) da dinâmica da Ciência e seu desenvolvimento; e) da contribuição dos diversos cientistas; f) do papel da experimentação; g) do investimento financeiro e cooperativo de diversos países e pesquisadores. No entanto, para que a inserção de assuntos de física moderna e contemporânea ocorra de maneira eficiente é necessária a atualização dos professores que já estão em docência escolar, bem como uma formação adequada daqueles que estão em processo de formação inicial. Neste sentido, desde 2010 a Sociedade Brasileira de Física realiza anualmente a Escola de Física do CERN, na qual participam professores brasileiros de física de escolas públicas do Ensino Médio. Nesta escola são desenvolvidas aulas sobre física de partículas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN. Perante isso, investigamos como os professores participantes da Escola de Física do CERN abordam a física de partículas em suas aulas após participarem dela.en
dc.description.abstractA atualização dos currículos escolares e, em especial, a inserção de assuntos de física moderna e contemporânea já foram defendidos com justificativas satisfatórias, tanto por professores em atividade escolar como por pesquisadores da área de ensino de física. Entre os assuntos que deveriam ser discutidos encontramos a Física das Partículas Elementares. O ensino deste tópico é justificado pelo fato dele permitir a discussão: a) de uma nova visão de mundo; b) de uma visão mais adequada da ciência; c) da reinterpretação da Física Clássica; d) da dinâmica da Ciência e seu desenvolvimento; e) da contribuição dos diversos cientistas; f) do papel da experimentação; g) do investimento financeiro e cooperativo de diversos países e pesquisadores. No entanto, para que a inserção de assuntos de física moderna e contemporânea ocorra de maneira eficiente é necessária a atualização dos professores que já estão em docência escolar, bem como uma formação adequada daqueles que estão em processo de formação inicial. Neste sentido, desde 2010 a Sociedade Brasileira de Física realiza anualmente a Escola de Física do CERN, na qual participam professores brasileiros de física de escolas públicas do Ensino Médio. Nesta escola são desenvolvidas aulas sobre física de partículas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN. Perante isso, investigamos como os professores participantes da Escola de Física do CERN abordam a física de partículas em suas aulas após participarem dela.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil
dc.format.extent90-90
dc.identifier.citationRevista de Educacion de las Ciencias, v. 15, n. Especial, p. 90-90, 2014.
dc.identifier.issn0124-5481
dc.identifier.lattes5095548579111329
dc.identifier.orcid0000-0002-2400-1847
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122890
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista de Educacion de las Ciencias
dc.relation.ispartofsjr0,129
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectFísica de partículas elementarespt
dc.subjectEscola de Física CERNpt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.titleParticle Physics in the teaching practice of the participants of the School of Physics CERNpt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5095548579111329
unesp.author.orcid0000-0002-2400-1847[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentEducação - IBILCEpt

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