Particle Physics in the teaching practice of the participants of the School of Physics CERN
dc.contributor.author | Silva, Leandro Londero da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Teófilo, Marcio Aurélio de Melo | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-04-27T11:56:07Z | |
dc.date.available | 2015-04-27T11:56:07Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A atualização dos currículos escolares e, em especial, a inserção de assuntos de física moderna e contemporânea já foram defendidos com justificativas satisfatórias, tanto por professores em atividade escolar como por pesquisadores da área de ensino de física. Entre os assuntos que deveriam ser discutidos encontramos a Física das Partículas Elementares. O ensino deste tópico é justificado pelo fato dele permitir a discussão: a) de uma nova visão de mundo; b) de uma visão mais adequada da ciência; c) da reinterpretação da Física Clássica; d) da dinâmica da Ciência e seu desenvolvimento; e) da contribuição dos diversos cientistas; f) do papel da experimentação; g) do investimento financeiro e cooperativo de diversos países e pesquisadores. No entanto, para que a inserção de assuntos de física moderna e contemporânea ocorra de maneira eficiente é necessária a atualização dos professores que já estão em docência escolar, bem como uma formação adequada daqueles que estão em processo de formação inicial. Neste sentido, desde 2010 a Sociedade Brasileira de Física realiza anualmente a Escola de Física do CERN, na qual participam professores brasileiros de física de escolas públicas do Ensino Médio. Nesta escola são desenvolvidas aulas sobre física de partículas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN. Perante isso, investigamos como os professores participantes da Escola de Física do CERN abordam a física de partículas em suas aulas após participarem dela. | en |
dc.description.abstract | A atualização dos currículos escolares e, em especial, a inserção de assuntos de física moderna e contemporânea já foram defendidos com justificativas satisfatórias, tanto por professores em atividade escolar como por pesquisadores da área de ensino de física. Entre os assuntos que deveriam ser discutidos encontramos a Física das Partículas Elementares. O ensino deste tópico é justificado pelo fato dele permitir a discussão: a) de uma nova visão de mundo; b) de uma visão mais adequada da ciência; c) da reinterpretação da Física Clássica; d) da dinâmica da Ciência e seu desenvolvimento; e) da contribuição dos diversos cientistas; f) do papel da experimentação; g) do investimento financeiro e cooperativo de diversos países e pesquisadores. No entanto, para que a inserção de assuntos de física moderna e contemporânea ocorra de maneira eficiente é necessária a atualização dos professores que já estão em docência escolar, bem como uma formação adequada daqueles que estão em processo de formação inicial. Neste sentido, desde 2010 a Sociedade Brasileira de Física realiza anualmente a Escola de Física do CERN, na qual participam professores brasileiros de física de escolas públicas do Ensino Médio. Nesta escola são desenvolvidas aulas sobre física de partículas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN. Perante isso, investigamos como os professores participantes da Escola de Física do CERN abordam a física de partículas em suas aulas após participarem dela. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 90-90 | |
dc.identifier.citation | Revista de Educacion de las Ciencias, v. 15, n. Especial, p. 90-90, 2014. | |
dc.identifier.issn | 0124-5481 | |
dc.identifier.lattes | 5095548579111329 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-2400-1847 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/122890 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista de Educacion de las Ciencias | |
dc.relation.ispartofsjr | 0,129 | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Física de partículas elementares | pt |
dc.subject | Escola de Física CERN | pt |
dc.subject | Ensino de Física | pt |
dc.title | Particle Physics in the teaching practice of the participants of the School of Physics CERN | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5095548579111329 | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-2400-1847[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Educação - IBILCE | pt |