Publicação:
Circuitos curtos de comercialização e agricultura familiar: características e potencialidades da Feira Livre de Selvíria-MS

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Data

2024-05-01

Supervisor

Sant'Ana, Antonio Lázaro

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O município de Selvíria, localizado na região leste do Mato Grosso do Sul, possui o maior PIB per capita do Estado, embora apresente forte desigualdade de renda e da distribuição fundiária. No município existem três assentamentos rurais de reforma agrária, os Projetos de Assentamento (PA) Alecrim, Canoas e São Joaquim, envolvendo um total de 443 famílias. Nos últimos anos, parte das famílias assentadas vem enfrentando desafios em relação à manutenção da produção, afetando, consequentemente, a comercialização e a própria segurança alimentar das mesmas. Diante desse cenário, diferentes atores sociais, como as três associações de agricultores familiares dos referidos assentamentos, a sociedade civil e instituições públicas do município e região se mobilizaram com a intenção de consolidar uma rede sociotécnica para contribuir com a agricultura familiar e o desenvolvimento local, tendo como uma das ações o apoio à reimplantação da Feira Livre de Selvíria. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um diagnóstico da produção e da comercialização das famílias participantes da Feira Livre de Selvíria, de maneira a contribuir para o aperfeiçoamento deste circuito curto de comercialização, identificando potencialidades e/ou possíveis entraves da Feira Livre de Selvíria. Como procedimento metodológico, foi elaborado um questionário semiaberto e aplicado na forma de entrevista aos feirantes. Também foi utilizada a ferramenta de análise SWOT a fim de identificar pontos fortes e fracos da Feira e contribuir para o planejamento estratégico da atividade. A Feira Livre de Selvíria se apresenta como um importante canal de comercialização para os agricultores familiares do município, potencializando características do setor, como a diversificação produtiva, especialmente dentro de princípios da transição agroecológica. Apesar da gama diversificada de produtos ofertados na Feira, a mesma ainda apresenta entraves, como mudanças frequentes de local e dia da semana; baixo fluxo de consumidores, o que gera vendas insuficientes; falta de organização enquanto categoria e de controle financeiro por parte dos feirantes; fatores estes que podem ser amenizados com um melhor planejamento estratégico. Espera-se que este diagnóstico possa auxiliar as famílias feirantes no planejamento de suas produções e no aperfeiçoamento das atividades de comercialização, além de contribuir para a consolidação e expansão da rede sociotécnica.

Resumo (inglês)

The municipality of Selvíria, located in the eastern region of Mato Grosso do Sul, has the highest PIB per capita in the state, although it presents significant inequality in income and land distribution. There are three rural agrarian reform settlements in the municipality, the Alecrim, Canoas and São Joaquim Settlement Projects (PA), involving a total of 443 families. In recent years, some of the settled families have faced challenges in maintaining production, consequently affecting their marketing and food security. In view of this scenario, various social actors, such as the three family farming associations of the aforementioned settlements, civil society and public institutions of the municipality and region, have mobilized with the intention of consolidating a socio-technical network to contribute to family farming and local development, with one of the actions being support for the re-establishment of the Selvíria Open Market. The objective of this research was to diagnose the production and marketing of the families participating in the Selvíria Free Market, in order to contribute to the improvement of this short marketing circuit, identifying potentialities and/or possible obstacles of the Selvíria Free Market. As a methodological procedure, a semi-open questionnaire was prepared and applied in the form of an interview with the stallholders. The SWOT analysis tool was also used in order to identify the strengths and weaknesses of the Market and contribute to the strategic planning of the activity. The Selvíria Free Market presents itself as an important marketing channel for the family farmers of the municipality, enhancing characteristics of the sector, such as productive diversification, especially within the principles of agroecological transition. Despite the diverse range of products offered at the Market, it still presents obstacles, such as frequent changes of location and day of the week; low flow of consumers, which generates insufficient sales; lack of organization as a category and lack of financial control by the stallholders; factors that can be mitigated with better strategic planning. It is expected that this diagnosis can help market families in planning their production and improving marketing activities, in addition to contributing to the consolidation and expansion of the socio-technical network.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SILVA, Débora Pavani. Circuitos curtos de comercialização e agricultura familiar: características e potencialidades da Feira Livre de Selvíria-MS. Ilha Solteira: Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024. 29 f. Relatório de pós-doutorado.

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